sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sermão


A vinha de Nabote
I Rs. 21.1-3 - E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. 2 Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
Introdução
Fato ocorrido mais ou menos 850 antes de Cristo...
Vamos conhecer um pouco os personagem desta história.
Nabote (Superior)- um herdeiro de uma vinha que ficava perto do palácio.
I Rs.21.1b - Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Acabe,(Irmão do pai), 7º rei de Israel.
I.Rs.16.29 - E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
Jezabel,(Sem nobreza) Filha de Etbaal rei dos sidônios; personagem forte, dominadora, maligna, feiticeira, adoradora de um falso deus chamado Baal.
Pense numa mulher ruim!
I Rs. 16.31 - E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
Acabe, personagem fraca, pusílame, (chorão).
A negociação:
IRs. 21.2 - Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Detalhe: Se tinha outra melhor, porque queria aquela?
Na verdade Acabe estava possuído do pecado mais antigo- A Cobiça.
A Bíblia nos mostra que o Querubim ungido, cobiçou o trono de Deus e este foi o início de todo o mal.
Is. 14.13,14 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
A posição de Nabote.
I.Rs.21.3 - Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais..
Detalhe: Nabote preferiu enfrentar a fúria do rei a ferir a Palavra de Deus.
Nm.36.7 - Assim a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais.
A Resposta de Nabote foi: “Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais”.
Acabe mostra sua personalidade:
I.Rs.21.4  - Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Amoado, greve de fome.
Jezabel mostra sua personalidade. (Mostra que é sem nobreza, mesmo).
I.Rs.21.5-7 - Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão? 6 E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha. 7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
Como Jezabel iria dar aquilo que não era seu?
Vejamos a trama diabólica:
I.Rs.21.8-16 - Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. 9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. 10 E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra. 11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara. 12 Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo. 13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu. 14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu. 15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
Comentários:
a) Dois homens de belial(Homens malignos, sem caráter, não valem nada) duas falsas testemunhas.
b) Anciãos e nobres (Os conselheiros da nação, os representantes da sociedade e da religião).
c) Jejum da impiedade
Crime bárbaro, assassinaram um inocente.
Detalhe: Nabote só aparece aqui neste primeiro livro dos reis. E por que esta história ficou registrada?...Não é por acaso.
Deus resolve agir:
I.Rs.21.17-21 - Então veio a palavra do SENHOR a Elias, o tisbita, dizendo: Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.19  E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue. 20  E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do SENHOR. 21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel.
Deus é a fiel testemunha, Ele viu o que Jezabel fez a Nabote com o consentimento de Acabe. Ele era o rei, era ele o responsável por toda aquela tragédia que se abateu sobre o inocente Nabote.
Jezabel também não ficaria impune.
I RS.21.23 - E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
Os herdeiros do rei também não ficariam impunes
I RS.21.21 - Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel.
Compare com Êx. 20.5 ...porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Detalhe: Acabe era pai de 70 filhos.
O Cumprimento da promessa de Deus através do profeta Elias:
- Acabe
IRs.22-29-39 - Assim o rei de Israel (Acabe) e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade. 30  E disse Acabe a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja. 31  E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel. 32  Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou. 33  E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo. 34  Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. 35  E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro. 36  E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra! 37  E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria. 38  E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o SENHOR tinha falado.
Mas, não foi isto mesmo que Deus mandou dizer através do profeta Elias?
I.Rs.21.19- E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
Pronto, um já dançou!
- Jezabel
II Rs. 9.30-36 - Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela. 31 E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor? 32 E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? Quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. 33 Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou. 34 Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei. 35 E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos. 36 Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel.)- Jeú (Ele é Jeová)
Deus cumprindo sua promessa a respeito daquela mulher perversa.
I RS.21.23 - E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
Jezabel já recebeu sua recompensa
3º - Os filhos
II Rs.10.1-11  E Acabe tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos e aos aios dos filhos de Acabe, dizendo: 2 Logo, em chegando a vós esta carta, pois estão convosco os filhos de vosso senhor, como também os carros, os cavalos, a cidade fortalecida e as armas, 3 Olhai pelo melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, o qual ponde sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso SENHOR. 4 Porém eles temeram muitíssimo, e disseram: Eis que dois reis não puderam resistir a ele; como, pois, poderemos nós resistir-lhe? 5 Então o que tinha cargo da casa, e o que tinha cargo da cidade, os anciãos e os aios mandaram dizer a Jeú: Teus servos somos, e tudo quanto nos disseres faremos; a ninguém constituiremos rei; faze o que parecer bom aos teus olhos. 6 Então segunda vez lhes escreveu outra carta, dizendo: Se fordes meus, e ouvirdes a minha voz, tomai as cabeças dos homens, filhos de vosso senhor, e vinde a mim amanhã, a este tempo, a Jizreel (os filhos do rei, setenta homens, estavam com os grandes da cidade, que os mantinham). 7 Sucedeu que, chegada a eles a carta, tomaram os filhos do rei, e os mataram, setenta homens e puseram as suas cabeças nuns cestos, e lhas mandaram a Jizreel. 8 E um mensageiro veio, e lhe anunciou dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. E ele disse: Ponde-as em dois montões à entrada da porta, até amanhã. 9 E sucedeu que, pela manhã, saindo ele, parou, e disse a todo o povo: Vós sois justos; eis que eu conspirei contra o meu senhor, e o matei; mas quem feriu a todos estes? 10  Sabei, pois, agora que, da palavra do SENHOR que o SENHOR falou contra a casa de Acabe, nada cairá em terra, porque o SENHOR tem feito o que falou pelo ministério de seu servo Elias. 11  Também Jeú feriu a todos os restantes da casa de Acabe em Jizreel, como também a todos os seus grandes, os seus conhecidos e seus sacerdotes, até não deixar nenhum restante.
Voltemos ao que Deus mandou o profeta Elias dizer a Acabe.
I RS.21.21 - Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel.
Compare com Rm.12.19- Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
Detalhe: Porque Deus não deixou nenhum dos filhos de Acabe?
- Porque a vinha de Nabote passaria a ser herança deles.
Esta é a história.
Porque a trouxe, que lição tem para nós hoje. Porque a história registrou este fato com aquele homem chamado Nabote?
Porque 850 anos depois iria acontecer o mesmo com Jesus.
Confira comigo.
Mt. 21.33-38 - Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe. 34 E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. 35 E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. 36 Depois enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo. 37 E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho. 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. 39 E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.
Paralelos:
1- Nabote possuía uma herança –mataram-no.
- Jesus, o herdeiro veio e mataram-no.
2 – Os anciãos, os príncipes e as 2 falsas testemunhas montaram um complô contra Nabote.
I Rs. 21.10 - E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
– É impressionante que fizeram a mesma coisa com Jesus.
Compare com Mt. 26.59-63 - Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; 60 E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, 61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. 62 E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? 63 Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
O ancião mais poderoso – o Sumo Sacerdote.
3 – Acusaram Nabote de ser contra Deus e contra o rei.
I Rs. 21.13 – Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
– O mesmo aconteceu com Jesus
Mt.26.60b,61Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
Jo.29.12 - ouvimos esse dizer que é rei. E todo aquele que se faz rei não é amigo de Cezar.
4 – Arrastaram Nabote e o mataram apedrejado, fora da cidade
I Rs. 21.13b - E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
– Coisa semelhante aconteceu com Jesus.
Mt.21.39 - E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.(Jesus contando sobre o herdeiro).
Mc.15.20 - E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem.
5 – O corpo de Nabote ficou sepultado sob uma montanha de pedras
IRs.21.13b - E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
– O corpo de Jesus também ficou sepultado sob uma grande pedra.
Mt. 27.59-60 - E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, 60 E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.
O diferencial: – O corpo de Nabote pereceu debaixo das pedras, mas o corpo de Cristo Jesus, o Herdeiro de Deus, ao terceiro dia ressuscitou vitorioso! –Aleluia.
Conclusão
A história de Nabote, como ele tornou-se o motivo da destruição total da família real, ficou registrada para mostrar-nos que Deus cumpre suas promessas. Tudo quanto foi predito pelo profeta Elias, aconteceu.
A vingança de Deus sobre os que mataram seu Filho e não se arrependeram é certa!
2 Ts. 1.6-9 - Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, 8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.
A figura dos filhos de Acabe e Jezabel, é a figura dos filhos do mal, a figura dos que vivem fora da palavra de Deus.
Tudo que fizeram com Jesus Cristo, vai ter troco, (se não se arrependerem), irão sofrer a destruição total e eterna.
Só há uma solução: o Arrependimento.
Paulo escreveu aos Romanos  18.1 -Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
A humanidade (os filhos de Acabe, os filhos do mal), precisa saber, precisa conhecer o amor de Deus, mas precisa conhecer também a sua justiça.
Is. 61. 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus.
Só há um meio de escapar da Ira de Deus. – Confessando o pecado para ser perdoado.
I Jo.1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Foi uma injustiça o que fizeram com Nabote? Foi.
Os que fizeram aquilo pagaram um preço muito alto. Acabe, Jezabel e os 70 filhos.
Foi injustiça o que fizeram com Jesus? Foi!
Eu e você, com nossos pecados matamos Jesus. Eu e você somos os Acabes, as Jezabeis e os filhos, algozes do Herdeiro de Deus.
A pergunta agora é: Que faremos?
A resposta vem da própria palavra de Deus.
At.3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.

Amém!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pastoral

NOSSO LAR NÃO É AQUI
Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Sal. 137:1.
Um dia, os assírios dirigidos por Nabucodonosor chegaram a Jerusalém. Destruíram tudo e levaram prisioneiros os filhos de Israel. Os anos do exílio foram tristes. Longe de casa, da família e dos amigos, os exilados só tinham duas opções: esquecer definitivamente Israel ou viver em Babilônia, com os olhos fixos em Sião, abrigando o sonho de retornar um dia para o lar.
Um dia, também, o inimigo de Deus chegou até a raça humana, destruiu seus sonhos, valores e princípios e a levou escrava ao seu reino, para servir no seu palácio.
A história de Israel é um mbolo da história humana. Como os israelitas, hoje estamos longe do verdadeiro lar. Este mundo cheio de tristeza e angústia - conseências naturais da entrada do pecado - não é a nossa casa. Somos estrangeiros e peregrinos vivendo num mundo ao qual  Jesus Se referiu assim: "O Meu reino não é deste mundo.”
O salmista disse que enquanto os filhos de Israel viviam em Babilônia, com freência sentavam-se às margens dos rios e choravam de saudade, lembrando-se de Sião, o santo monte, símbolo do governo de Deus.
O perigo que corremos hoje é esquecer que este mundo não é o nosso lar definitivo. Estamos aqui apenas peregrinando, por força das circunstâncias, rumo à casa do Pai. Somos estrangeiros vivendo num país alheio.
O fato de vivermos neste mundo pode levar-nos a contemplar as coisas da Terra por mais tempo do que o necessário. Deitar raízes profundas é um risco. Lembrar quem somos e de onde viemos determina as nossas escolhas e prioridades.
É verdade que precisamos sobreviver. Trabalhar, estudar, construir uma casa para morar e educar os filhos é parte da nossa existência. Não podemos omitir-nos dessas responsabilidades. Mas até que ponto isso tudo está nos fazendo esquecer de Sião?

Cumpra as suas atividades hoje pensando na experiência de Israel, expressada pelo salmista: "Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião"

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

sermão

A DIFERENÇA DO CRISTÃO
Mateus 13.24-30; 36-43
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; 25 mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. 36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, 38 o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. 39 O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. 43 Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.
INTRODUÇÃO
Mateus 13.24-30; 36-43

Quando Jesus apareceu pregando e ensinando a respeito do reino, valeu-se de parábolas com o objetivo de esclarecer as verdades que o formalismo de então havia encoberto. Nestas parábolas estão contidos os mais importantes ensinos concernentes à vida cristã.
Destacaremos algumas verdades que cremos ser de grande valor para o nosso crescimento espiritual:
I – A ORIGEM DAS MISTURAS
O papel do adversário é lutar contra a obra de Deus, fazendo oposição. É assim que o diabo, "o inimigo", é identificado na parábola (v 39). O texto deixa clara a sua existência e que ele não mede esforços para alcançar o seu objetivo.
De acordo com o texto, podemos entender como o "inimigo" semeia suas "ervas daninhas" no seio da Igreja:
1. Aproveitando-se da sonolência dos ministros de Deus - Aproveitar as oportunidades é uma demonstração de quem leva a sério o alcance de suas metas. Diante disso, é bom frisar que, no momento em que os homens dormiam, ele se valeu da oportunidade e atacou.
Infelizmente são muitos os que dormem o sono da negligência e da displicência espiritual. Os ministros que deveriam vigiar em oração a propriedade de Deus e zelar dela aplicando os ensinos da Palavra estão sonolentos, envolvidos em muitas ideologias. Esqueceram-se da advertência de que devemos vigiar e orar, pois o nosso "adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão buscando a quem possa tragar" (1Pd 5.8).
2. Lançando seus ataques oportunistas - O papel do adversário é o de minar a estrutura da Igreja, por isso espalha nos corações usura, inveja, heresias, orgulho, impiedade, falsidade, adultério e outros tipos de males. Veja o caso de Ananias e Safira. Eram cristãos e tinham toda a liberdade de ofertar, desde que fosse com um coração sincero e alegre. No entanto, como diz as escrituras, Satanás encheu seus corações de falsidade, avareza e destemor ao ponto de mentirem para Deus (At 5).
O diabo não enfrenta os cristãos de frente, mas sempre pela retaguarda. Procura sempre oportunidades e, no menor vacilo, ataca, fere e mata (Jo 10.10).
3. Usando a sua sutileza em semear e retirar-se – Quem já presenciou o ataque de uma serpente, pôde perceber duas coisas: Primeiro, a rapidez do ataque; segundo, a estratégia. A víbora não tem interesse em segurar a vítima, ela injeta o seu veneno e volta ao seu esconderijo, aguardando o efeito mortífero do veneno atuar na presa.
O diabo é chamado de "antiga serpente" (Ap 12.9), provavelmente pelas características semelhantes à da cobra venenosa. No texto vemos que o maligno semeou o joio e "retirou-se". Depois do ato perverso, ele se esconderá aguardando o veneno fazer seu efeito. A sua "ausência" dificultará a identificação do mal no seio da Igreja.
II – A DIFERENÇA IDENTIFICADA
Na apresentação do reino, o texto nos revela uma realidade: o bem e o mal coexistem. Podemos entender melhor observando o seguinte>
1. O trigo e o joio estão plantados no mesmo campo"O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno" (v 38). Quando o Senhor orou pelos santos, Ele disse: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" (Jo 17.15). Os filhos do reino estão juntos com os filhos do maligno, não para serem influenciados, mas para influenciar por meio de suas vidas e pela pregação do evangelho, que é o poder de Deus para salvar e transformar o homem.
Não podemos ignorar a presença do joio e do trigo no mesmo terreno trabalhado pelo lavrador, isso nos leva a admitir a coexistência de filhos do reino e filhos das trevas na mesma congregação dos santos, e que somente no dia da colheita (arrebatamento) serão de fato distinguidos.
Hoje, com as formas variadas de culto e louvor, ficou ainda mais difícil distinguir entre um cristão e o não cristão. Por vezes chegamos a confundir trigo com joio e vice-versa.
2. O trigo e o joio são aparentemente iguais - Era comum semear joio na plantação de trigo alheio com o propósito de vingança. O joio só pode ser notado quando o trigo cresce e frutifica. Os falsos cristãos só podem ser identificados quando confrontados com os verdadeiros. Paulo chega a afirmar: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" (1Co 11.19).
Assim somos nós: reunimos características comuns, porém, temos uma coisa que faz distinção entre o santo e o profano, as atitudes do nosso coração visto que são elas que dizem o que realmente somos. De acordo com o Senhor, cada árvore é conhecida pelo seu fruto (Lc 6.44a).
Os "filhos do maligno", representado pelo "joio", promovem contendas, murmurações e cismas na igreja, mas são tão íntimos dos "filhos do Reino", que é praticamente impossível arrancá-los sem prejudicar os inocentes (v 29).
III – A SEPARAÇÃO FINAL
Muitas vezes ouvimos questionamentos acerca de tanta injustiça e impiedade que reinam no mundo. No entanto, o mal não reinará eternamente, pois será exterminado definitivamente. Assim também será com os que praticam a iniqüidade, serão separados para a vergonha eterna, enquanto os que praticam a justiça herdarão o reino. E isto se dará na seguinte circunstância:
1. No tempo da ceifa (v 39) - Muitas vezes queremos efetuar, por nós mesmos, o juízo final, fazendo acepção de pessoas, excluindo-as do nosso convívio e até mesmo taxando-as de joio. Queremos ceifá-las antes do tempo.
De acordo com o texto, os servos quiseram arrancar a erva que crescia junto ao trigo, mas o Senhor do campo não permitiu. A razão para tal atitude é a de preservar o trigo que provavelmente seria prejudicado, por isso o Senhor deixou tudo para o momento da ceifa. Portanto, "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade" (Mt 13.40,41).
2. Na eternidade – Por fim, o joio encontrará o seu lugar definitivo. Os crentes de má qualidade não ficarão impunes para sempre. "Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos" (Sl 1.5).
O papel dos filhos de Deus é dar bons frutos e os do maligno é dar frutos maus. Por isso se diz: "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se" (Ap 22.11). "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que o não o serve" (Ml 3.18).
Na eternidade, os crentes desobedientes não poderão permanecer escondidos no meio da congregação dos santos e cada um terá o seu destino. Quanto ao "joio": "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes" (Mt 13.42), mas o "trigo": "Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça" (Mt 13.43).
CONCLUSÃO
As verdades ensinadas pelo Senhor Jesus Cristo através das parábolas não têm como objetivo apenas o acréscimo de conhecimento; visam, sobretudo, despertar a consciência daqueles que ambicionam herdar o reino de Deus.
O cristão tem papel importante como luz do mundo. Deve, portanto, fazer a diferença pelas suas obras e conduta cristã, em contraposição ao "joio" que o inimigo semeou.

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