sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sermão

Jesus- A Fonte de Água da Vida
Nm. 20. 7,8 - E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Introdução
Após a passagem pelo mar Vermelho, o povo de Israel entrou no deserto. Eram 600 mil homens, mais as mulheres e as crianças e muitos animais. Teólogos calculam um contingente de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
Imaginemos essa multidão em pleno deserto, sem sombras, sem águas, sem estrutura nenhuma. Por mais que eles tenham se precavido com águas e comida de reservas, logo, logo, tudo isso acabou.
E diz a Palavra de Deus que o povo começou a lamentar. Você pode imaginar esse contingente com sede, crianças chorando, gado mugindo, mulheres reclamando porque não tinha água para dar banho nas crianças, lavar as vasilhas... Imaginemos a situação. Os homens perguntando a Moisés: E agora Moisés, o que agente faz?
A Bíblia diz que Moisés foi consultar a Deus. E a resposta de Deus encontramos no livro do Êxodo:
Ex. 12.1-6 - Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR? Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
Este milagre aconteceu no ano 1491 A.C.
O povo clamou a Moisés e Moisés clamou a Deus e Deus resolveu o problema. O povo ficou feliz, bebeu todo ele e seu gado, fizeram reserva.
Agora quero que você atente para isto.
Ex. 17.5 - Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
A mesma vara que feriu o rio Nilo e transformou água em sangue, a mesma vara fazendo sair água da rocha. Quer dizer: para os egípcios a interferência de Deus trouxe-lhes maldição, para os filhos de Israel, trouxe bênçãos - guarde esse aprendizado.
Outra coisa: O povo se levantou contra Moisés. O povo só reclamava. No deserto, a pessoa só sabe lamentar. Deserto é lugar de sofrimento, e poucos sabem enfrentar o sofrimento sem lamentar. Deus queria que o povo aprendesse a clamar a ele como fazia Moisés, mas o povo só murmurava.
O milagre aconteceu, o povo ficou feliz, tomaram banho deram de beber aos animais, podemos imaginar a festa.
Só que 38 anos mais tarde, o povo volta a murmurar por água. Já estamos no ano 1453 A. C. e a cena se repete. O povo volta a pressionar Moisés por água. E por sua vez Moisés recorre a Deus, mais uma vez Deus responde a Moisés.
E a resposta de Deus a Moisés foi o texto que lemos no início.
Nm. 20. 7,8 - E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Moisés ouviu a reposta de Deus, convocou o pessoal para frente da rocha e mais uma vez o milagre acontece. Moisés sabia que ira sair água da rocha, o povo que havia presenciado o primeiro milagre também estava confiante de que daquela rocha sairia água. Moisés está 38 anos mais velho, mais experiente e está com a mesma vara.
Mas observe a atitude de Moisés frente a murmuração do povo. Ele começa a exortar e repreender o povo se exalta e faz algo que Deus não mandou. – Feriu a rocha.
Nm. 20. 9-11 - Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. 10. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? 11. Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
O povo estava contente, Moisés estava todo orgulhoso, mas Deus está muito triste, super aborrecido. E isto vai custar muito caro para Moisés. Veja o que Deus falou:
Nm. 20. 12 - E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
“Moisés você não creu na minha palavra, eu te mandei falar a rocha e você fez por sua conta, feriu a rocha”
Foi aí que Moisés caiu em si. Um pequeno detalhe, e esse pequeno detalhe, lhe custou a entrada na terra prometida. Lugar tão aspirado por todos. Deus havia mandado Moisés falar à rocha.
Nm. 20. 7,8 - E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Deus ficou muito triste com a atitude do seu servo Moisés. Embora, Moisés, naquele momento estivesse a ponto de explodir com a cobrança do povo, não devia ter desobedecido a Deus. E Moisés deve ter colocado a culpa no povo.
Sl. 106. 32,33 - Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; 33. Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios.
Mas, depois de tanto tempo lutando com aquele povo; 38 anos diariamente lutando com aquela gente, Moisés ainda não havia aprendido. Não era hora de Moisés se descontrolar porque Deus queria ser glorificado através da vida de Moisés.
Nm. 20:12-13 - E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. 13. Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles.
Deus quer que o homem lhe obedeça, para ser abençoado. Mas, independentemente de obedecer ou não Ele é glorificado. Quem perde são aqueles que não obedecem a sua palavra.
Veja: Nem Moisés nem o povo adulto entrou na Canaã, para onde estavam caminhando. Por não ter crido na Palavra de Deus Moisés perdeu a bênção de entrar na terra prometida. Era o maior sonho, o maior desejo de todo o povo, entrar na terra que Deus havia prometido, mas, por não fazer conforme Deus havia ordenado, não entraram.
Num pequeno detalhe! Em vez de ferir, apenas falar. Aí vemos o rigor de Deus- Eu vou recolher Arão.
Nm. 20.23-26 - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo: 24. Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá. 25. Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor. 26. E despe a Arão as suas vestes, e veste-as em Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.
Arão morre ali naquele monte, depois 38 anos de caminhada, bem pertinho de findar a jornada em demanda à Canaã.
E Moisés? Moisés ainda viveu um pouco mais. Quase dois anos a mais. Até a divisa da terá de Moabe com a terra prometida.
Dt. 32.48-52 - Depois falou o SENHOR a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo: 49. Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. 50. E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo. 51. Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel. 52. Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel.
Moisés sobe ao monte, vê a terra tão sonhada e não entra nela. E Deus ainda o lembra o motivo porque não vai entrar na terra prometida. “Você não me santificou diante dos filhos de Israel”.
Nesta narrativa, achamos que Deus está sendo rigoroso de mais? Mas é assim mesmo que Deus quer que seja. Quando Ele fala temos duas opções: Obedecer ou desobedecer. Com a obediência virá a bênção; com a desobediência, a perda da bênção.
Dt. 32.47 - Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
A palavra não é vã –Deus está mostrando o detalhe como ele reage diante das nossas ações- obedecer ou desobedecer.
O que Ele falou, deseja que seja cumprido. Moisés infelizmente falhou naquela hora quando ao invés de obedecer a Deus, fez o que lhe veio à cabeça.
É verdade que o milagre aconteceu? Sim! A rocha jorrou água, o povo matou a sede, Moisés ficou todo vaidoso, mas perdeu a bênção maior que era o anseio maior, entrar na terra de Canaã, nem Moisés, nem Arão, e nem aquela geração. Somente a geração de 20 anos para baixo, com exceção de Josué e Calebe.
Aplicação
Esta narrativa, fica para nós como uma lembrança de como Deus age em caso de desobediência á sua palavra. Aquilo que Ele falou, quer que seja cumprido, obedecido.
Agora, no caso da rocha, vamos entender a profundidade da decisão de Deus.
O que aquela rocha representava para Deus e porque Moisés e Arão não entraram na terra de Canaã?
Is. 32.2 - E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
Lendo este versículo agente começa a entender o sentido espiritual daquela rocha e porque Deus agiu com tamanho rigor. Aqui, Deus através do profeta Isaias está falando de um homem. Aquela rocha representava uma pessoa que seria um refúgio.
II Sm. 22.32 - Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Então aquela rocha representava Deus. Aquela rocha representava o Senhor. “quem é Deus senão o Senhor?” – Aquela rocha representava o Senhor.
Que Senhor?
I Co. 10.4 – Responde: E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Vamos entender: A pedra era um homem; a pedra era Deus; Deus é o Senhor e aqui neste versículo, Paulo está dizendo que a pedra o seguia. Eles estão em lugares diferentes, 38 anos depois mas a pedra os seguia – estava lá! A pedra representava uma pessoa e esta pessoa é Cristo.
Então na primeira vez, lá em Êxodo 17 quando Deus falou para Moisés: “Pega a tua vara- a mesma com que feriste o rio, e fere a rocha”- aquilo era Deus falando que a rocha, que é Cristo, um dia seria ferida para verter água para trazer vida aos sedentos.
Jo.7. 37-39 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
Olha Ele como a rocha. “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre
Então Jesus é a rocha. É Ele que verte a água.
Quando Moisés foi ali com a vara e feriu a rocha pela primeira vez, estava representando que o Senhor Jesus seria ferido por nós para verte essa água que traz vida.
Is. 53.5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Então a ferida que a rocha sofreu representava as feridas que o Senhor Jesus iria sofrer um dia para nos trazer paz e saúde.; para nos trazer vida abundante. Então a rocha era Cristo. Estava certo ferir a rocha a primeira vez, mas na segunda vez, não!
Se a rocha representava Cristo lá no início da nossa narrativa, Jesus foi ferido, Jesus não pode ser ferido novamente 38 anos depois, nem nunca mais. Por isso Deus mandou Moisés falar à rocha. “falai à rocha... “
Nm. 20. 7,8 -  E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água;...
Mas Moisés não fez isto; ele feriu a rocha e por duas vezes- aquela rocha que representava Cristo.
Entendemos agora porque Deus tirou Arão e Moisés. Porque o sacrifício é um só. As feridas que Jesus sofreu para nos trazer vida, já foram feitas e foi uma única vez e está valendo pelos séculos dos séculos.
Alguém costuma dizer que se Jesus a terra nos dias atuais, eles seria morto novamente – Coisa nenhuma. A rocha já foi ferido uma vez. O sacrifício dele já foi feito.
Agora, quem quiser o milagre e Deus, quem quiser a solução de Deus, quem quiser a bênção de Deus, basta falar à rocha e ela vai verter a vida para você, Ela vai verter bênçãos para você e toda sua casa.
Se você quer sobreviver neste deserto basta falar à rocha. É por isso que Deus ficou irado com Moisés.
Outro detalhe: quando Jesus foi morto na cruz, é interessante a gente ler isto. Porque Ele já estava morto mas o soldado, quis confirmar e olha o que aconteceu:
Jo. 19.31-34 - Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. 32. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; 33. Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. 34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
A Vara! A vara de Moisés quando feriu o rio Nilo, produziu sangue (morte). A mesma vara, quando feriu a rocha, produziu água (vida). A lança do soldado romano ferindo a rocha- verteu sangue e água.
Água vertendo de Jesus a Rocha dos séculos!
A razão porque Deus irou-se com Moisés não permitindo que ele entrasse na terra prometida foi porque Moisés não compreendeu as coisas espirituais. Moisés naquele e momento estava na carne.
O apóstolo João que estava lá junto à cruz ´ele é o único dos evangelistas que relata esta experiência”. Quando João escreveu a sua primeira carta, disse:
I Jo. 5.4-7 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 7. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
A Palavra é o verbo, o verbo é Jesus. Quando Moisés estava ali para ferir a rocha pela primeira vez, Deus falou “estarei ali diante de ti”. A água que saiu da rocha é o símbolo do Espírito Santo. A rocha é Jesus Cristo. Naquele momento a trindade estava presente. E Moisés se irou, prevaricou contra Deus diante da Trindade.
I Jo. 5.8 - E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
Parece complicado mais não é porque o Espírito Santo continuatestificando na terra.
Ágora, água pode jorrar de dentro de nós porque nós fomos constituídos rochas vivas da casa de Deus.
I Pe.2.5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso que Jesus falou:
Jo. 7.37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba
Agora você não precisa mais ferir a rocha, basta falar à rocha e o Espírito Santo agirá em sua vida. E, você não apenas saciará sua sede, como também pode produzir água em abundância água que salta para a vida eterna.
E o sangue, a morte de Jesus é o que nos faz ser esta rocha viva que produz água.
Conclusão
Por um pequeno detalha, Moisés perdeu a bênção-não entrou na terra prometida por Deus - Moisés esqueceu que Deus havia mandado ele falar à rocha – não precisava mais ferir a rocha. Ela já havia sido ferida há 38 anos atrás. Moisés só precisava falar à rocha e ela lhe daria água em abundância e água é sinônimo de vida.
Eu e você estamos numa caminhada para a eternidade, lá é nossa terra definitiva. Estamos neste mundo que podemos comparar com o deserto assolador mais Deus já preparou uma rocha que foi ferida há 200 mil anos passados. E para eu e você dessedentarmos nossa alma, basta agora falar à rocha.
Ele mesmo falou sobre isto com a Mulher samaritana.
Jo.4.10,13,14 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 13. Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Muitos estão morrendo e muitos ainda irão morrer sem ver a terra prometida, a Canaã Celestial, porque não crêem na Palavra de Deus. Não estão fazendo conforme Deus ordenou.
E o que Ele ordenou? Que crêssemos no sacrifício de seu filho Jesus Cristo, a rocha dos séculos.
Muitos estão dizendo: “Eu não creio que só aceitar Jesus, é o suficiente para me salvar, eu preciso, fazer boas obras, eu preciso fazer penitências, eu preciso fazer sacrifícios”.
Escute, quem está te ensinando você fazer isto, está mandando você ferir a rocha novamente.
Lembre-se Moisés não entrou na Terra prometida porque fez conforme achava que devia fazer.
Muitos não entrarão na Canaã Celestial porque estão fazendo conforme acha que deve fazer, ou conforme estão ensinando por ai,. Mas a verdade é a Palavra de Deus e ela nos diz:
Rm. 10.9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

É somente crer e pedir; é isto apenas, que precisamos para que a rocha dos séculos- Jesus Cristo jorre água da vida para nos descedentar a alma. Só ele tem essa água, e só Ele é essa água.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sermão


A PORTA DO MONTURO - REMOÇÃO DO LIXO
Ne 3.14 - E a porta do monturo reparou-a Malquias, filho de Recabe, líder do distrito de Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
Introdução
1. A palavra “monturo” nos traz a ideia de “lugar onde se lançam e depositam dejeções ou imundícias”, “acero de lixo”, “montão de coisas vis ou repugnantes”. Esta é a Porta pela qual o lixo da alma deve ser removido e ela deve estar fechada, para que nenhum outro lixo possa entrar.
2. Será que um crente pode ter lixo? Todos nós chegamos a Jesus cheios dele. Nosso espírito foi recriado pelo Espírito de Deus, mas nossa alma está em processo de restauração. Isto quer dizer que estamos diante de um desafio da remoção das coisas que se acostumaram a conviver conosco. Tudo o que não se enquadra dentro do fruto do Espírito, é lixo e deverá ser removido.
Gl 5.19-21 - Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
a) Pecados sexuais: prostituição, impureza, lascívia;
b) Pecados religiosos: idolatria, feitiçarias;
c) Pecados de relacionamento: inimizades, porfias, iras, discórdias, dissensões, facções;
d) Pecados do ego: ciúmes, invejas;
e) Pecados da alimentação: glutonarias, bebedices.
3. Quando olhamos uns para os outros, descobrimos que há muito a ser restaurado:
- Um é explosivo,
- Outro é fechado,
- Um se fere com facilidade,
- Outro tende à depressão,
- Um manifesta egoísmo e
- Outro é orgulhoso.
- Tudo isto é lixo, resquícios dos padrões e valores do mundo.
Ef 4.25-30 - Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
a) Embora aqui, o apóstolo Paulo repita alguns pecados de Gálatas 5, sua preocupação é mostrar que nosso estilo de vida pós-conversão deve ser caracterizado por uma transformação constante. No v. 25, ele usa a palavra “deixando”, o que significa que sempre há comportamentos que devem ser mudados, atos errados que precisam ser desarraigados de nossa vida como sermos de Deus.
b) O fato é que precisamos ser transformados diariamente.
Rm 12.2 - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Somente com nossa mente renovada podemos conhecer a vontade de Deus para nossa vida.
Gl 1.4 - ...o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai”.
4. Outro ponto também é que ao vivermos no mundo, depois de convertidos, se não tivermos cuidado, a poeira, e o lixo que nos cercam, podem vir penetrando sorrateiramente em nossa alma. Como isto é possível? Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição. Por exemplo, os meios de comunicação, (TV, literatura, etc.), têm sido canais do Diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo.
a) Em primeiro lugar devemos saber que o mundo e seus valores é comandado por satanás,
Jo 14.30 - Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.
Ver ainda Jo 16.11 - ...do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
b) Se o mundo é governado pelo diabo, será sempre oposto à vontade de Deus,
1 Jo 2.16-17 - porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
c) O mundo é o grande concorrente da operação da Palavra de Deus em nós
Mc 4.19 - mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
Ver ainda Mc 8.36 - Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ver também Lc 9.25 - Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?
d) O envolvimento com o mundo deixará o homem cego e imperceptível por ocasião da segunda vida de nosso Senhor.
Lc 21.34 - Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
e) Porém, mesmo diante desta observações, nosso relacionamento com o mundo não é de “isolamento”, mas de “não contaminação”.
Jo 17.25-26 - Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
Ver ainda 2Pe 2.20 - Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
Conclusão
Como escapar de um mundo apelativo, aos nossos sentidos e à nossa carne? Conservando a Porta do Entulho fechada, nos expondo ao Espírito de Deus e à sua Palavra. O Espírito Santo nos dará capacidade e discernimento para distinguirmos entre o “santo” e o “profano”; entre o “imundo” e o “limpo”,
Lv 10.8-10 - Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: 9 Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, 10 para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.
6. Vamos varrer o lixo de nossas vidas. Só assim seremos recebidos por Deus como filhos e filhas.

2Co. 6.17,18 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

sermão

Águas Amargas (Mara)
Êx. 15. 23-25 - Então, chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se o seu nome Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? .25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.
Introdução
Logo após a saída de Israel do Egito, após a vitória que Deus deu na travessia do Mar Vermelho, o povo de Israel entrou no deserto de Sur e caminhou três dias sem parar. 600 mil homens a pé fora as mulheres e as crianças e muito gado, e estava sedento, muita sede mesmo.
(As pessoas que vão em excursões à Israel, dizem que assim que estão para entrar no deserto, o guia turístico recomenda: bebam água, mais bebam mesmo sem ter vontade porque precisam desidratar o corpo).
O povo de Israel, naquela ocasião, quase dois milhões de pessoas, sem contar os rebanhos, após viajar três dias no deserto estava com muita sede mesmo.
O trajeto que eles iriam fazer era em direção ao Sinai; mais o Sinai estava muito longe, e, imaginem uma multidão dessa com sede; o gado precisando beber água, porque se não os animais iriam morrer pelo caminho. As crianças querendo água reclamando às mães que estão com sede; os adultos mesmos com a garganta empoeirada querendo água, e onde, onde encontrar água?
Naquela altura da viagem eles estavam na parte do deserto que se chamava Sur, – e esta palavra em Hebraico quer dizer muro – e se refere a uma espécie de fortificação no deserto que o Egito havia construído para impedir os ataques dos ladrões árabes do deserto.
Então, além do deserto, havia uma muralha- Sur, uma barreira e o povo está com esta barreira da água, agora. Imagine aquela multidão com sede, querendo tomar pelo menos um gole de água, quem sabe um copo de água apenas, imagine quantos mil goles de água seria necessário só para os homens; mais as mulheres e crianças que eram em número muito maior que os homens e mais todo aquele gado que quando põe a boca na água bebe litros e litros de uma vez.
O gado não se contenta com um gole. O gado quando põe a boca na água, aspira tudo. E o povo após três dias sem beber, chegam finalmente a um lugar onde gritam: Água! Água! Achamos água! Imediatamente se espalha a notícia, de boca em boca, achamos água!
Mas quando foram beber aquela água, ele cuspiram porque era amarga, uma água que não dava para matar a sede, uma água que deixava a boca amargando. Agora eles não queriam matar a sede, apenas, queria lavar a boca porque estava com um gosto amargo. E o povo começou a murmurar. O povo se volta para Moisés. Diz o verso 24 que o povo murmurou contra Moisés.
Êx. 15 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
O povo chamou aquele lugar de Mara, querendo dizer; aqui é amargo, que havemos de beber Moisés? Ou seja: naquela hora da sede, encontrando uma água que não prestava para beber, uma água que ainda estava no território de Egito, no deserto de Sur, que tinha uma muralha, eles se voltam para Moisés.
O que Moisés é para o povo judeu? Moisés tornou-se o padroeiro do povo hebreu, eles criam em Moisés. Até hoje Moisés é o líder máximo do judaísmo. Então naquela ocasião eles foram buscar o socorro no homem: Que havemos de beber? Moisés ficou desesperado, mas aí Moisés se voltou para Deus conforme lemos no verso 25.
Êx. 15 25 - E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.
Ou seja no deserto que a pessoa está atravessando ela tem muitas ilusões. “Achamos água”. Mas quando ele vai provar aquela água, aquilo que parece matar a sede, aquilo que o mundo oferece que parece prazeroso, quando a pessoa prova aquilo ela fica mais amarga do que já estava.
A pessoa pode entrar numa bela festa e se divertir muito, ou pode entrar nas drogas e curtir numa boa, mas depois ela vê que aquilo ficou amargo, a boca, o coração estão amargos.
O povo estava no deserto e achou aquela ilusão. Parecia água, mas era Mara. A pessoa vê coisas no mundo que parece boa mais não é; é ruim, é uma ilusão que está no mundo. E o povo de Israel, quando percebeu a ilusão, quando viu que ainda estava em território egípcio, - eles ainda não haviam passado o muro de Sur, e aquilo era amargo, eles ainda estavam presos naquelas fronteiras do Egito, então este povo vai clamar a Moisés.
E gritam: Moisés que faremos? Que beberemos?
Novamente a procura errada; a pessoa quer saciar a sede mais vai buscar solução no homem. Moisés mostra o que cada pessoa tem que fazer nesta hora. Moisés clamou ao Senhor.
Êx. 15 25 - E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho ...
Vejam só: Moisés está lá em Mara e ele começa a clamar ao Senhor: “Senhor estamos aqui, esta gente toda com sede, é muita gente, e estas águas são amargas”. Moisés começou a clamar ao Senhor, ao único que pode socorrer. E o Senhor mostrou um lenho. É isso que eu quero que você entenda, agora!
Deus não mostrou outra solução, Deus mostrou um lenho.
Moisés continuava clamando ao Senhor e o Senhor só mostrava um lenho, sem nenhuma palavra. Como entender? Até que Moisés entendera que Deus estava querendo lhe dizer algo, com aquele lenho sendo mostrado.
Olha só: O povo foi a Moisés, Moisés foi ao Senhor e o Senhor Deus lhe mostra o lenho. E Moisés vê o lenho, mas não entende direito porque Deus está lhe mostrando tanto esse lenho, então ele pega esse lenho e joga nas águas amargas e foi a leitura que fizemos que diz:
Ex. 15.25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; E ali mesmo Deus lhe deu estatutos, uma ordenação e os provou, ali mesmo em Mara.
Agora vamos vê algo interessante:
Jo. 5.39  Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
Eu olho aqui por exemplo neste episódio, e vejo Jesus Cristo. Eu vejo Jesus Cristo como a água doce da vida; mas eu vejo também este lenho como Jesus Cristo.
Vamos vê biblicamente que este lenho é Jesus Cristo?
Primeiro: Quando Jesus veio ao mundo qual foi o seu primeiro berço? Uma manjedoura.
Lc. 2.7   e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
O que é uma manjedoura, igreja? Um coxo feito de madeira, de lenho. Surgiu ali a madeira onde seu corpo foi colocado, quando nasceu.
Segundo: Jesus poderia ser pedreiro, pastor de ovelhas, agricultor, ou outra qualquer profissão da sua época, mas ele foi ser o que mesmo? Carpinteiro
Mc.6.3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
Todos nós sabemos que carpinteiro trabalha com madeira, isto é: lenho. Então: Nasceu e seu corpo foi colocado num lenho, foi crescendo e foi trabalhar com a madeira, até os 30 anos ele trabalho com o lenho; e,
Terceiro: vai terminar a sua vida 3 anos e meio depois, com 33 anos de idade, num lenho.
Lc. 23.33  Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.
Mas, pastor, cadê Jesus?
Veja agora que aquele lenho é Jesus Cristo. Quando Jesus ia carregando a cruz pelas ruas de Jerusalém as mulheres que estavam assistindo aquele espetáculo grotesco choravam copiosamente. E Lucas registrou isto:
Lc. 23.26-31 E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus. 27 E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos e o lamentavam. 28 Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos. 29 Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! 30 Então, começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! 31 Porque, se ao lenho verde fazem isso, que se fará ao seco?
Neste episódio Jesus se coloca com “lenho verde”
Então vamos entender o episódio de Mara. O povo quer um lugar onde beba uma água que sacie a sede. No deserto de Sur, território do Egito não tem essa água. Eles tentam saciar a sede com aquelas águas de Mara mas aquelas águas não presta para beber.
Mas agora eles querem água boa para tirar inclusive o amargor que ficou na boca e na garganta. Eles querem uma água pura, doce, leve, cristalina, uma água para a vida. Aí eles procuram o Moisés; Moisés é um homem, Moisés é apenas um homem, não pode fazer nada, Moisés procura a Deus, está certo procurar a Deus.
Nós como homens, temos que procurar a Deus. “Ó Deus o que é que eu faço? Aí Deus responde: “Quer a bênção, quer água viva? Quer saciar a tua sede? Você quer viver sobreviver neste deserto? Você quer fazer a tua travessia, então você vem a mim? Eu estou te apontando para outra coisa, Eu estou te apontando para o lenho verde, olha lá! É pra Jesus que você tem que clamar.
Não adianta clamar para Deus, clame para Jesus Cristo. Ai quando você diz: Senhor Jesus, eu te entrego a minha vida agora; a minha vida está muito amarga, Senhor; a minha vida está cheia de amargura, você clama para Jesus, Ele é o lenho verde que vai transforma toda a amargura da tua vida numa água doce pura e cristalina que é a água do espírito Santo de Deus.
Ele falou assim para a mulher samaritana.
Jo.4.13,14 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Aquela mulher estava à beira de um poço e que poço estava, aliás, espiritualmente ela estava no fundo de um poço. Jesus Cristo é a única pessoa que pode dar a água viva que você precisa para saciar a tua sede e tirar toda a amargura da tua vida e do teu coração.
Clamar para o padroeiro não vai adiantar, buscar socorro no homem não vai resolver; clamar diretamente para Deus, Deus vai te mostrar o lenho. Deus não vai diretamente te atender ou te dar acesso diretamente porque Jesus Cristo disse:
Jo.14.6 - Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Jesus Cristo é o único que pode fazer com que você tenha acesso as bênçãos de Deus; não é através de Moisés e nem diretamente com Deus; ninguém vem ao Pai, senão por mim – Disse Jesus. Ninguém vai acabar com a tua amargura.
É ilusão você continuar procurando aí fora em outras fontes, água doce, cristalina para saciar a sede da tua alma, as fontes das religiões são Mara, são amargas. Nenhuma religião pode fazer isso por você, saciar a tua sede de salvação, sede de Deus.
É ilusão você continuar procurando nos padroeiros, nas religiões eles não têm a água doce, você vai provar e você não vai se contentar. Ai você vai clamar para Deus, ótimo é bom você clamar, mas ele vai fazer com você o que Ele fez no dia do batismo de Jesus Cristo.
Mc. 9.7 - E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
Quer matar a tua sede? Quer ter uma vida vitoriosa? Quer ter uma vida abençoada?
Vem para Jesus Cristo! Não é pastor que está dizendo isto, é o próprio Deus- Vem para Jesus Cristo, então você vai ter vida e vida de verdade!
Deus está te mostrando um lenho verde. Jesus se comparou ao lenho; é Ele quem vai tirar a amargura da tua vida.
Jr. 17.13 - O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
Não há outra fonte de água viva.
Jo.4.13,14 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Quando Deus mostrou o lenho para Moisés e ele jogou aquele lenho nas águas amargas elas se tornaram doces. Quando o povo viu aquele milagre acontecer, água suficiente para saciar a sede de todo mundo,diz o texto que ali Deus deu estatuto e Deus deu ordens. Que quer dizer isto?
Quando a pessoa entra em contato com o lenho verde, quando a pessoa bebe da água viva que é o próprio Jesus Cristo, ela tem que obedecer uma nova ordem um novo estatuto. Jesus Cristo disse:
Jo.13.34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Mas foi só isso?
Ele também deu ordenanças, está escrito que ali em Mara ele deu estautos e ordenanças. Está escrito em Mateus outras ordenanças
Mt.28.19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Fazer discípulos e batizá-los. Qual é a outra ordenança que Ele deu. A Ceia. 
Lc. 22.19 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Então em Mara quando o povo viu que o lenho provocou aquele milagre de transformar amargura em douçura, ali Deus aproveitou o milagre para dar ordenanças e estatutos e os provou.
Como Deus os provou? Pra ver se eles iriam obedecer. Deus dar a ordem e espera se a pessoa vai obedecer. Como é que você precisa obedecer?
Primeiro- Você que ainda não aceitou Jesus como Senhor de sua vida- Obedecer a voz de Deus- A Ele ouvi. Deixar de dar ouvidos ao homenm aos religiosos e ouvir Jesus que está dznedo esta noite-
Jo. 7.37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Segundo - Você que já é servo dele, qual é sua ordenança para mim e para você? Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los a guardar todos os seus ensinamentos; amar as pessoas, até os inimigos. É um mandamento muito forte, é uma provação que poucos resistem; mas de onde vem toda essa força?
Daquilo que Deus está te mostrando - o lenho. Todo mundo quer Deus, mas ninguém vai a Deus se não for através de Jesus Cristo. Toda religião- quer Deus; mas a religião não tiver Jesus Cristo como único caminho, então nã oserve. A pessoa nunca vai chegar a Deus.
Por isso eu vou fazer o convite, agora. E se você está no deserto e o deserto é de Sur, eu sei que tem uma muralha, sei que a tua vida está cheia de amargura e eu sei que você está querendo uma água de verdade; uma fonte de água viva que sacie a tua sede.
Sei que você já pediu para Deus te mostrar esta água e Deus está apontando para Jesus Cristo, pro lenho. Você vai ter que pegar Jesus Cristo e colocá-lo em todas as tuas amarguras da tua vida, do teu coração. Encher o teu coração agora de Jesus.
Se a fonte da tua vida estar cheia de amargura, você tem que enchê-la agora da presença de Jesus, lançar o lenho verde, Ele, Jesus, é o lenho verde e ai você vai desfrutar de uma agua doce, ai você vai saber o que é ter uma vida de verdade.
Ele mesmo disse;
Jo.4. 14 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Ele quer fazer isto com você, agora! Só depende de você enxergar aquilo que Deus está mostrando. Não adianta olhar pra Moisés. Quem buscar em Moisés, não vai ter solução. Você tem que ir para o madeiro, para o lenho.
Você tem que rejeitar Moisés e todas as pessoas humanas vivas ou mortas que você até hoje acha que é mediador ou medianeira e olhar para Jesus Cristo o lenho verde e entregar tua vida pra Ele agora. Quando o lenho verde tocar em tuas amarguras, então você verá que tudo será transformado.
Então quantas pessoas aqui presentes querem receber Jesus Cristo, o Lenho verde que jogado na fote amarga, transforma a água em amarga em água potável, quantos querem entregar suas vidas para Jesus transformar suas amarguras, dê um sinal erguendo a mão direita, dizendo com isto:
“Eu quero recebe Jesus como meu Único Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador”. Eu quero que esse lenho verde entre na vida agora e transforme tudo que é amargo, em doce, então saia do seu lugar e venha aqui à frente.
Pastor a minha vida é tão amarga, será que tem jeito? Vem pra cá que o Lenho Verde vai dar jeito em tua vida. Ele deu jeito na minha Ele tirou as minhas amarguras, tiro as minhas tristezas fez de mim uma nova pessoa. Hoje a minha vida é tão doce que eu ri à toa.
Se eu ficar triste é por um minuto,logo estou rindo novamente; não é que eu não tenho problemas é que eu enfrento os problemas confiante que Jsus Cristo, esse Lenho verde me dá vitória! Não tenho mais amarguras na minha vida, não vai ter mais amarguras na tua vida também. Jesus Cristo vai te dar esta vitória.
Você que está afastado, afastada; o que Deus disse através do profeta Jeremias?
Jr. 2.13 - Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
A pessoa deixa a fonte de água viva, o manancial, para onde ela vai? Pro deserto de Sur. Que tem no deserto de Sur? A muralha, o muro. O que a pessoa encontra no deserto de Sur? Mara! Apenas águas amargas.
Você já viu algum desviado, desviada, melhorar de vida? Viver feliz? Deus está dizendo: “o meu povo deixou o manancial de águas vivas e cavaram para si cisternas  rotas que não retém as águas”.
Se você deixar Jesus você vai voltar para o Egito e o Egito é o símbolo do mundo, no Egito, tem muralha, tem águas amargas, tem escravidão. Então você que está afastado, afastada, sai do teu lugar agora, vem aqui para frente, porque nós vamos orar por você agora. A amargura da tua vida vai sair.
Não tem outra fonte de águas vivas semelhante a esta, que é Jesus. E Ele está dizendo nesta noite. Quem tem sede vem a mim e beba. Sua alma tem sede de Deus? Vem a Cristo agora...

Vem a Cristo, 246 CC

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...