quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

sermão

Águas Amargas (Mara)
Êx. 15. 23-25 - Então, chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se o seu nome Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? .25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.
Introdução
Logo após a saída de Israel do Egito, após a vitória que Deus deu na travessia do Mar Vermelho, o povo de Israel entrou no deserto de Sur e caminhou três dias sem parar. 600 mil homens a pé fora as mulheres e as crianças e muito gado, e estava sedento, muita sede mesmo.
(As pessoas que vão em excursões à Israel, dizem que assim que estão para entrar no deserto, o guia turístico recomenda: bebam água, mais bebam mesmo sem ter vontade porque precisam desidratar o corpo).
O povo de Israel, naquela ocasião, quase dois milhões de pessoas, sem contar os rebanhos, após viajar três dias no deserto estava com muita sede mesmo.
O trajeto que eles iriam fazer era em direção ao Sinai; mais o Sinai estava muito longe, e, imaginem uma multidão dessa com sede; o gado precisando beber água, porque se não os animais iriam morrer pelo caminho. As crianças querendo água reclamando às mães que estão com sede; os adultos mesmos com a garganta empoeirada querendo água, e onde, onde encontrar água?
Naquela altura da viagem eles estavam na parte do deserto que se chamava Sur, – e esta palavra em Hebraico quer dizer muro – e se refere a uma espécie de fortificação no deserto que o Egito havia construído para impedir os ataques dos ladrões árabes do deserto.
Então, além do deserto, havia uma muralha- Sur, uma barreira e o povo está com esta barreira da água, agora. Imagine aquela multidão com sede, querendo tomar pelo menos um gole de água, quem sabe um copo de água apenas, imagine quantos mil goles de água seria necessário só para os homens; mais as mulheres e crianças que eram em número muito maior que os homens e mais todo aquele gado que quando põe a boca na água bebe litros e litros de uma vez.
O gado não se contenta com um gole. O gado quando põe a boca na água, aspira tudo. E o povo após três dias sem beber, chegam finalmente a um lugar onde gritam: Água! Água! Achamos água! Imediatamente se espalha a notícia, de boca em boca, achamos água!
Mas quando foram beber aquela água, ele cuspiram porque era amarga, uma água que não dava para matar a sede, uma água que deixava a boca amargando. Agora eles não queriam matar a sede, apenas, queria lavar a boca porque estava com um gosto amargo. E o povo começou a murmurar. O povo se volta para Moisés. Diz o verso 24 que o povo murmurou contra Moisés.
Êx. 15 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
O povo chamou aquele lugar de Mara, querendo dizer; aqui é amargo, que havemos de beber Moisés? Ou seja: naquela hora da sede, encontrando uma água que não prestava para beber, uma água que ainda estava no território de Egito, no deserto de Sur, que tinha uma muralha, eles se voltam para Moisés.
O que Moisés é para o povo judeu? Moisés tornou-se o padroeiro do povo hebreu, eles criam em Moisés. Até hoje Moisés é o líder máximo do judaísmo. Então naquela ocasião eles foram buscar o socorro no homem: Que havemos de beber? Moisés ficou desesperado, mas aí Moisés se voltou para Deus conforme lemos no verso 25.
Êx. 15 25 - E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.
Ou seja no deserto que a pessoa está atravessando ela tem muitas ilusões. “Achamos água”. Mas quando ele vai provar aquela água, aquilo que parece matar a sede, aquilo que o mundo oferece que parece prazeroso, quando a pessoa prova aquilo ela fica mais amarga do que já estava.
A pessoa pode entrar numa bela festa e se divertir muito, ou pode entrar nas drogas e curtir numa boa, mas depois ela vê que aquilo ficou amargo, a boca, o coração estão amargos.
O povo estava no deserto e achou aquela ilusão. Parecia água, mas era Mara. A pessoa vê coisas no mundo que parece boa mais não é; é ruim, é uma ilusão que está no mundo. E o povo de Israel, quando percebeu a ilusão, quando viu que ainda estava em território egípcio, - eles ainda não haviam passado o muro de Sur, e aquilo era amargo, eles ainda estavam presos naquelas fronteiras do Egito, então este povo vai clamar a Moisés.
E gritam: Moisés que faremos? Que beberemos?
Novamente a procura errada; a pessoa quer saciar a sede mais vai buscar solução no homem. Moisés mostra o que cada pessoa tem que fazer nesta hora. Moisés clamou ao Senhor.
Êx. 15 25 - E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho ...
Vejam só: Moisés está lá em Mara e ele começa a clamar ao Senhor: “Senhor estamos aqui, esta gente toda com sede, é muita gente, e estas águas são amargas”. Moisés começou a clamar ao Senhor, ao único que pode socorrer. E o Senhor mostrou um lenho. É isso que eu quero que você entenda, agora!
Deus não mostrou outra solução, Deus mostrou um lenho.
Moisés continuava clamando ao Senhor e o Senhor só mostrava um lenho, sem nenhuma palavra. Como entender? Até que Moisés entendera que Deus estava querendo lhe dizer algo, com aquele lenho sendo mostrado.
Olha só: O povo foi a Moisés, Moisés foi ao Senhor e o Senhor Deus lhe mostra o lenho. E Moisés vê o lenho, mas não entende direito porque Deus está lhe mostrando tanto esse lenho, então ele pega esse lenho e joga nas águas amargas e foi a leitura que fizemos que diz:
Ex. 15.25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; E ali mesmo Deus lhe deu estatutos, uma ordenação e os provou, ali mesmo em Mara.
Agora vamos vê algo interessante:
Jo. 5.39  Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
Eu olho aqui por exemplo neste episódio, e vejo Jesus Cristo. Eu vejo Jesus Cristo como a água doce da vida; mas eu vejo também este lenho como Jesus Cristo.
Vamos vê biblicamente que este lenho é Jesus Cristo?
Primeiro: Quando Jesus veio ao mundo qual foi o seu primeiro berço? Uma manjedoura.
Lc. 2.7   e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
O que é uma manjedoura, igreja? Um coxo feito de madeira, de lenho. Surgiu ali a madeira onde seu corpo foi colocado, quando nasceu.
Segundo: Jesus poderia ser pedreiro, pastor de ovelhas, agricultor, ou outra qualquer profissão da sua época, mas ele foi ser o que mesmo? Carpinteiro
Mc.6.3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
Todos nós sabemos que carpinteiro trabalha com madeira, isto é: lenho. Então: Nasceu e seu corpo foi colocado num lenho, foi crescendo e foi trabalhar com a madeira, até os 30 anos ele trabalho com o lenho; e,
Terceiro: vai terminar a sua vida 3 anos e meio depois, com 33 anos de idade, num lenho.
Lc. 23.33  Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.
Mas, pastor, cadê Jesus?
Veja agora que aquele lenho é Jesus Cristo. Quando Jesus ia carregando a cruz pelas ruas de Jerusalém as mulheres que estavam assistindo aquele espetáculo grotesco choravam copiosamente. E Lucas registrou isto:
Lc. 23.26-31 E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus. 27 E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos e o lamentavam. 28 Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos. 29 Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! 30 Então, começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! 31 Porque, se ao lenho verde fazem isso, que se fará ao seco?
Neste episódio Jesus se coloca com “lenho verde”
Então vamos entender o episódio de Mara. O povo quer um lugar onde beba uma água que sacie a sede. No deserto de Sur, território do Egito não tem essa água. Eles tentam saciar a sede com aquelas águas de Mara mas aquelas águas não presta para beber.
Mas agora eles querem água boa para tirar inclusive o amargor que ficou na boca e na garganta. Eles querem uma água pura, doce, leve, cristalina, uma água para a vida. Aí eles procuram o Moisés; Moisés é um homem, Moisés é apenas um homem, não pode fazer nada, Moisés procura a Deus, está certo procurar a Deus.
Nós como homens, temos que procurar a Deus. “Ó Deus o que é que eu faço? Aí Deus responde: “Quer a bênção, quer água viva? Quer saciar a tua sede? Você quer viver sobreviver neste deserto? Você quer fazer a tua travessia, então você vem a mim? Eu estou te apontando para outra coisa, Eu estou te apontando para o lenho verde, olha lá! É pra Jesus que você tem que clamar.
Não adianta clamar para Deus, clame para Jesus Cristo. Ai quando você diz: Senhor Jesus, eu te entrego a minha vida agora; a minha vida está muito amarga, Senhor; a minha vida está cheia de amargura, você clama para Jesus, Ele é o lenho verde que vai transforma toda a amargura da tua vida numa água doce pura e cristalina que é a água do espírito Santo de Deus.
Ele falou assim para a mulher samaritana.
Jo.4.13,14 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Aquela mulher estava à beira de um poço e que poço estava, aliás, espiritualmente ela estava no fundo de um poço. Jesus Cristo é a única pessoa que pode dar a água viva que você precisa para saciar a tua sede e tirar toda a amargura da tua vida e do teu coração.
Clamar para o padroeiro não vai adiantar, buscar socorro no homem não vai resolver; clamar diretamente para Deus, Deus vai te mostrar o lenho. Deus não vai diretamente te atender ou te dar acesso diretamente porque Jesus Cristo disse:
Jo.14.6 - Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Jesus Cristo é o único que pode fazer com que você tenha acesso as bênçãos de Deus; não é através de Moisés e nem diretamente com Deus; ninguém vem ao Pai, senão por mim – Disse Jesus. Ninguém vai acabar com a tua amargura.
É ilusão você continuar procurando aí fora em outras fontes, água doce, cristalina para saciar a sede da tua alma, as fontes das religiões são Mara, são amargas. Nenhuma religião pode fazer isso por você, saciar a tua sede de salvação, sede de Deus.
É ilusão você continuar procurando nos padroeiros, nas religiões eles não têm a água doce, você vai provar e você não vai se contentar. Ai você vai clamar para Deus, ótimo é bom você clamar, mas ele vai fazer com você o que Ele fez no dia do batismo de Jesus Cristo.
Mc. 9.7 - E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
Quer matar a tua sede? Quer ter uma vida vitoriosa? Quer ter uma vida abençoada?
Vem para Jesus Cristo! Não é pastor que está dizendo isto, é o próprio Deus- Vem para Jesus Cristo, então você vai ter vida e vida de verdade!
Deus está te mostrando um lenho verde. Jesus se comparou ao lenho; é Ele quem vai tirar a amargura da tua vida.
Jr. 17.13 - O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
Não há outra fonte de água viva.
Jo.4.13,14 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Quando Deus mostrou o lenho para Moisés e ele jogou aquele lenho nas águas amargas elas se tornaram doces. Quando o povo viu aquele milagre acontecer, água suficiente para saciar a sede de todo mundo,diz o texto que ali Deus deu estatuto e Deus deu ordens. Que quer dizer isto?
Quando a pessoa entra em contato com o lenho verde, quando a pessoa bebe da água viva que é o próprio Jesus Cristo, ela tem que obedecer uma nova ordem um novo estatuto. Jesus Cristo disse:
Jo.13.34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Mas foi só isso?
Ele também deu ordenanças, está escrito que ali em Mara ele deu estautos e ordenanças. Está escrito em Mateus outras ordenanças
Mt.28.19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Fazer discípulos e batizá-los. Qual é a outra ordenança que Ele deu. A Ceia. 
Lc. 22.19 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Então em Mara quando o povo viu que o lenho provocou aquele milagre de transformar amargura em douçura, ali Deus aproveitou o milagre para dar ordenanças e estatutos e os provou.
Como Deus os provou? Pra ver se eles iriam obedecer. Deus dar a ordem e espera se a pessoa vai obedecer. Como é que você precisa obedecer?
Primeiro- Você que ainda não aceitou Jesus como Senhor de sua vida- Obedecer a voz de Deus- A Ele ouvi. Deixar de dar ouvidos ao homenm aos religiosos e ouvir Jesus que está dznedo esta noite-
Jo. 7.37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Segundo - Você que já é servo dele, qual é sua ordenança para mim e para você? Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los a guardar todos os seus ensinamentos; amar as pessoas, até os inimigos. É um mandamento muito forte, é uma provação que poucos resistem; mas de onde vem toda essa força?
Daquilo que Deus está te mostrando - o lenho. Todo mundo quer Deus, mas ninguém vai a Deus se não for através de Jesus Cristo. Toda religião- quer Deus; mas a religião não tiver Jesus Cristo como único caminho, então nã oserve. A pessoa nunca vai chegar a Deus.
Por isso eu vou fazer o convite, agora. E se você está no deserto e o deserto é de Sur, eu sei que tem uma muralha, sei que a tua vida está cheia de amargura e eu sei que você está querendo uma água de verdade; uma fonte de água viva que sacie a tua sede.
Sei que você já pediu para Deus te mostrar esta água e Deus está apontando para Jesus Cristo, pro lenho. Você vai ter que pegar Jesus Cristo e colocá-lo em todas as tuas amarguras da tua vida, do teu coração. Encher o teu coração agora de Jesus.
Se a fonte da tua vida estar cheia de amargura, você tem que enchê-la agora da presença de Jesus, lançar o lenho verde, Ele, Jesus, é o lenho verde e ai você vai desfrutar de uma agua doce, ai você vai saber o que é ter uma vida de verdade.
Ele mesmo disse;
Jo.4. 14 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Ele quer fazer isto com você, agora! Só depende de você enxergar aquilo que Deus está mostrando. Não adianta olhar pra Moisés. Quem buscar em Moisés, não vai ter solução. Você tem que ir para o madeiro, para o lenho.
Você tem que rejeitar Moisés e todas as pessoas humanas vivas ou mortas que você até hoje acha que é mediador ou medianeira e olhar para Jesus Cristo o lenho verde e entregar tua vida pra Ele agora. Quando o lenho verde tocar em tuas amarguras, então você verá que tudo será transformado.
Então quantas pessoas aqui presentes querem receber Jesus Cristo, o Lenho verde que jogado na fote amarga, transforma a água em amarga em água potável, quantos querem entregar suas vidas para Jesus transformar suas amarguras, dê um sinal erguendo a mão direita, dizendo com isto:
“Eu quero recebe Jesus como meu Único Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador”. Eu quero que esse lenho verde entre na vida agora e transforme tudo que é amargo, em doce, então saia do seu lugar e venha aqui à frente.
Pastor a minha vida é tão amarga, será que tem jeito? Vem pra cá que o Lenho Verde vai dar jeito em tua vida. Ele deu jeito na minha Ele tirou as minhas amarguras, tiro as minhas tristezas fez de mim uma nova pessoa. Hoje a minha vida é tão doce que eu ri à toa.
Se eu ficar triste é por um minuto,logo estou rindo novamente; não é que eu não tenho problemas é que eu enfrento os problemas confiante que Jsus Cristo, esse Lenho verde me dá vitória! Não tenho mais amarguras na minha vida, não vai ter mais amarguras na tua vida também. Jesus Cristo vai te dar esta vitória.
Você que está afastado, afastada; o que Deus disse através do profeta Jeremias?
Jr. 2.13 - Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
A pessoa deixa a fonte de água viva, o manancial, para onde ela vai? Pro deserto de Sur. Que tem no deserto de Sur? A muralha, o muro. O que a pessoa encontra no deserto de Sur? Mara! Apenas águas amargas.
Você já viu algum desviado, desviada, melhorar de vida? Viver feliz? Deus está dizendo: “o meu povo deixou o manancial de águas vivas e cavaram para si cisternas  rotas que não retém as águas”.
Se você deixar Jesus você vai voltar para o Egito e o Egito é o símbolo do mundo, no Egito, tem muralha, tem águas amargas, tem escravidão. Então você que está afastado, afastada, sai do teu lugar agora, vem aqui para frente, porque nós vamos orar por você agora. A amargura da tua vida vai sair.
Não tem outra fonte de águas vivas semelhante a esta, que é Jesus. E Ele está dizendo nesta noite. Quem tem sede vem a mim e beba. Sua alma tem sede de Deus? Vem a Cristo agora...

Vem a Cristo, 246 CC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...