segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que preciso deixar de ser e, o que preciso ser


O que preciso deixar de ser e, o que preciso ser

II Co.5.17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Introdução
- Esta noite é hora de balanço, de avaliação. Iniciar um novo ano sem analisar o que se passou não é prudente. Precisamos despojar-nos de algumas coisas e revestir-nos de outras. Precisamos abandonar algumas coisas e adotar outras.
- A vida cristã tem dois lados: um negativo e outro positivo. O crescimento cristão é deixar de ser e fazer alguma coisa, para ser e fazer outras coisas.
- Devemos nos arrepender do pecado e pôr nossa confiança em Cristo. Precisamos fazer morrer nossa natureza terrena e revestir-nos do novo homem. Precisamos aborrecer o mal e amar o bem.
- Nesta noite, vamos ver o que precisamos deixar de ser e o que precisamos ser. continua em "mais informações"
I. Para dar frutos edificado na Palavra, precisamos deixar de ser:
1. Uma pessoa intolerante
- Tem gente que é igual Nabal, ..(I Sm 25), dura no trato e ninguém pode lhe falar .Tudo é na ponta da faca, só age com dureza, só fala com rispidez. Meu irmão precisamos deixar de ser cricri, de ser intolerantes com as pessoas. Aprender a fazer elogios, a encorajar as pessoas. Sejamos agradáveis com as pessoas. Jesus era cheio de graça. Ele tinha a capacidade de atrair as pessoas.
- O maior gesto de crescimento é ser parecido com Jesus. O alvo da vida cristã é atingir a plenitude da estatura de Cristo. A marca de Jesus é que sempre que as pessoas ficavam perto dele, saiam mais animadas com a vida.
- A Bíblia diz: Assim como quereis que os homens vos façam, fazei vós também” (Lc 6.31).
2. Para dar frutos edificado na Palavra, precisamos deixar de ser:
2 Uma pessoa pessimista
- Uma pessoa pessimista olha para vida com lentes escuras. Ele só enxerga problemas, só vê dificuldades, só conversa sobre tragédias, só olha para vida pelo lado mais sombrio.
- Ah, o PIB vai cair mais ainda em 2012. A violência vai aumentar em 2012. O desemprego vai fechar a porta para meu filho que está se formando. Eu não vou conseguir passar naquele vestibular. Eu não vou conseguir passar naquele concurso. Eu não vou conseguir fechar as minhas contas. Eu não vou conseguir mais uma vez realizar os meus sonhos.
- Os dez espias de Israel viram a terra prometida, mas viram também gigantes e se consideraram gafanhotos. Eles disseram: somos insetos, vamos ser pisoteados, esmagados. Não podemos. Somos impotentes.
Nm.13.33 - Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Para de se olhar como um Zé ninguém, irmão de Mané coisa nenhuma. Somos Filhos de Deus! Ele nos ama e Ele é o Todo-Poderoso!
- Jesus disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”. (Lc.11.34)
3. Para dar frutos edificado na Palavra, precisamos deixar de ser:
3 Uma pessoa rancorosa
- Tem gente que parece ter um poço de amargura jorrando continuamente de dentro do coração. Gente de mal com a vida. Está sempre resmungando, reclamando da família que tem, da casa que mora, da roupa que veste, da comida que come, da igreja que frequenta.
- Uma pessoa amargurada vive perturbada e contamina os outros. Hb. 12.15 diz: “... nem haja raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.
- Irmãos apaguemos essas memórias amargas. Deletemos esses arquivos que azedam o nosso coração. Sepultemos o passado no passado. Se não perdoarmos. Escute! Se eu guardar raiz de amargura, serei escravo da pessoa que eu menos gostaria de conviver.
4. Para dar frutos edificados na Palavra, precisamos deixar de ser:
4 Uma pessoa hipersensível
- Preciso Deixar de ser vítima, de viver resmungando pelos cantos, dizendo que ninguém gosta de mim, que ninguém se importa comigo, que ninguém me dá oportunidade. Vamos parar com essa mania de pensar que eu sou um coitadinho, incapaz.
- Levantemos a cabeça. Assumamos o nosso papel no lar, na nossa escola, no nosso trabalho, na nossa igreja. Eu e Você temos valor, nós somos especial para Deus. Somos filhos e filhas de Deus, ovelhas de Cristo, santuário do Espírito Santo, menina dos olhos de Deus, a herança de Deus, a delícia de Deus. Olhemos para a vida com os olhos de Deus. Deixemos de nos encolher e viver na caverna.
5. Para dar frutos edificados na Palavra, precisamos deixar de ser:
5 Uma pessoa incrédula
- Eu acho isso muito difícil de Deus fazer. Isso é impossível de acontecer. O tempo dos milagres acabou. Deus não age mais assim hoje. Não podemos esperar mais a intervenção de Deus. As orações não podem mudar os acontecimentos.
- Mas Jesus lhe diz: “Não temas, crê somente”; “se creres, tudo é possível ao que crê”; “se creres verás a glória de Deus. Hebreus 11.6 diz: “De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna o galardoador dos que o buscam”.
- Queremos quer ter mais fé? Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Leiamos a Bíblia.
6. Para dar frutos edificados na Palavra, precisamos deixar de ser:
6 Uma pessoa descomprometida com Deus e com sua igreja
- Deixar de ser um crente fajuta, um crente turista, um crente de temporada, que vem a igreja apenas em ocasiões especiais, ou que chega sempre atrasado na casa de Deus e sai mais cedo.
- Deixar de ser um crente fiscal da vida alheia. Olhar para nossa própria vida. Vermos a trave que está em nossos olhos, antes de apontar o cisco do olho do nosso irmão.
- Deixar de ser um crente oba-oba, que vem a igreja apenas para um desencargo de consciência, mas que durante a semana não tem nenhum compromisso com Deus. 
- Deixar ser um crente analfabeto da Bíblia que tem na ponta da língua a escalação do nosso time, mas não sabemos o nome dos apóstolos de Jesus. Um crente que conhece todas as piadas dos programas humorísticos, mas jamais verteu uma lágrima por aqueles que estão indo para o inferno.
- Deixar de ser infiel ao nosso cônjuge. Deixar de tratar nossos filhos com amargura. Deixar de tratar os nossos pais com ingratidão.
- Deixar de ser um crente carnal, impuro, que vive chafurdado em pornografia, que vive rebuscando o lixo da internet, que vive com os olhos empapuçados de impureza e o coração cheio de lascívia. Deixar de viver na prática inveterada do pecado. Aquele que vive pecando nunca viu a Deus.
O Profeta Jeremias disse:
Jr. 48.10 (NTLH) – Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus!
II. Para crescer edificado na Palavra, o que precisamos ser
1. Uma pessoa cheia do Espírito Santo
- Ser cheio do Espírito Santo é uma ordem. Não temos opção. Não é uma recomendação, mas um mandamento. Não ser cheio do Espírito Santo é pecado.
- O apóstolo Paulo diz: E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).
Há aqui uma semelhança e um contraste.
A semelhança: uma pessoa bêbada está sob o efeito do álcool. Ela perde o controle da sua personalidade. Perde a inibição. Uma pessoa cheia do Espírito, também está sob o controle do Espírito, ela recebe poder.
O contraste: o vinho produz dissolução, o enchimento do Espírito domínio próprio. O vinho traz vergonha, o enchimento do Espírito alegria e honra; o vinho é depressivo, o enchimento do Espírito estimulante: adoração, comunhão, gratidão, serviço.
- Você é uma pessoa cheia do Espírito? Há poder na sua vida? Você vive em santidade? Há graça em suas palavras? Há paixão pelos perdidos em seu coração?
2. Para crescer edificado na Palavra, precisamos ser
2 Uma pessoa alegre
- A Bíblia diz: Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez, digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).
Pv 15.13: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”.
- Pv 17.22: O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.
- Uma pessoa alegre atrai, mas uma pessoa ranzinza afasta as pessoas. Tem gente que vive reclamando: tá doendo aqui, tá doendo ali. Humm, minha cabeça. Humm minha barriga. Hum as minhas pernas. Ai tá doendo... Meu irmão, sua mulher merece um troféu para aguentar todas as suas murmurações. Minha irmã, seu marido é um herói, para aguentar todo o seu mau humor.
- Jesus trouxe alegria. O Reino de Deus é alegria. O Fruto do Espírito é alegria. A ordem de Deus é alegrai-vos. Alegria vai ser o clima do céu eternamente!
3. Para crescer edificado na Palavra, precisamos ser
3 Uma pessoa amorosa
- Os discípulos de Cristo não são conhecidos no mundo por serem batistas, assembleianos, metodistas, presbiterianos, calvinistas, reformados, conhecerem a confissão de fé, ou serem pentecostais carismáticos, mas pelo amor.
- Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13.34,35).
- O apóstolo Paulo diz que o amor é o vínculo da perfeição
Cl 3.14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição
- O homem ama, mas só Deus é amor. É da essência do ser de Deus ser amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. – disse João.
- Os dois maiores mandamentos da Palavra de Deus estão ligados ao amor: Amar a Deus e ao próximo.
- Você tem demonstrado amor dentro da sua casa? Sua esposa pode afirmar isso? Seu marido pode atestar isso? Seus filhos têm recebido seu amor? Seus pais são banhados pelo óleo do seu amor?
- Você tem verbalizado para as pessoas o quanto você as ama? Não adianta mandar flores para o funeral. Agora é hora de manifestar seu amor!
4. Para crescer edificado na Palavra, precisamos ser
4 Uma pessoa generosa
- O princípio de Deus para você receber, é dar.
- Como devemos dar? “Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.38).– Ilustração: como o pipoqueiro enche a sacola de pipoca?
- Não é dar para receber. Não é barganha nem troca.
- É o desejo de dar sem ter tempo para receber. A doação é uma semente, semeamos, um dia colheremos, muito mais do que semeamos. Quem semeia com fartura com abundância ceifará.
- A semente que frutifica não é a que nós comemos, mas a que semeamos.
- Acumular só para mim dá ferrugem e traça. Um dia seremos julgados pela generosidade: Mateus 25.31-46.
5. Para crescer edificado na Palavra, precisamos ser:
5 Uma pessoa pontual nos nossos compromissos
- Se somos pessoas responsáveis, chegamos na escola na hora certa, porque se chegar atrasado não podemos entrar. Chegamos no trabalho na hora certa, porque se não somos mandados embora. Chegamos no aeroporto na hora certa, porque se não perdemos o vôo. Por que só na igreja pensamos que podemos chegar atrasados? Será que Deus não merece o nosso melhor?
- Quando eu chego atrasado estou dizendo: que o meu tempo é mais importante do que o tempo dos outros; que o que eu faço é mais importante do que os outros fazem; que eu não me importo com os outros.
- Sejamos fiéis ao Deus a quem servimos. Pergunte a si mesmo: Se todos os crentes fossem como eu, minha igreja poderia estar com suas portas abertas? Jesus pode dizer de mim: “Bom está servo bom e fiel”? Faça prova de Deus. Comece a ser um servo fiel. Tape a boca do devorador na sua vida. Deus vai abrir as janelas do céu e derramar sobre sua vida bênção sem medida.
6. Para crescer edificado na Palavra, precisamos ser:
6 Uma pessoa comprometida com a oração e com a Palavra 
- Façamos o compromisso com Deus de ler a Bíblia toda em 2012. Se lermos três capítulos por dia leremos a Bíblia toda num ano.
- Façamos o compromisso com Deus de sermos crentes dedicados à oração. Comecemos o dia em oração.
Daniel orou no capítulo 2 e Deus livrou os sábios da Babilônia da morte.
Daniel orou no capítulo 6 e Deus fechou a boca dos leões.
Daniel orou no capítulo 9 e Deus mandou um anjo voar para lhe trazer a notícia de que ele era muito amado no céu.
A igreja primitiva orou e o Espírito foi derramado.
A igreja orou e as portas das prisões se abriram.
A igreja orou e o evangelho espalhou-se com poder.
- Desliguemos a televisão da novela e venhamos para a igreja na quarta-feira à noite. Temos pão quente do céu esperando por nós. Deixemos de saturar nossa alma com o lixo das novelas.
- Queremos uma vida vitoriosa? Dediquemos nosso coração para ler, meditar, viver e ensinar a Palavra de Deus.
- Vamos dar Bíblia de presente para nossos parentes e amigos.
- Sejamos alunos assíduos da Escola Dominical.
- Evangelizemos alguém. Ganhemos pelo menos uma alma para Jesus. Discipulemos alguém. Não enterremos esse tesouro que é a Palavra de Deus.
Cresça edificado na Palavra!
Conclusão
Se tomarmos estas decisões, hoje, no final deste ano, teremos muitos frutos para apresentar ao Senhor da vinha.
Com certeza são seremos cortados.
Verdadeiro adorador.

Um comentário:

  1. gostei muito. abençoadissimo. o site é muito bom. Deus os abençoe nesse projeto de ensinar, pregar e compartilhar a Palavra. grande abraço

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...