segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal é festa cristã?

saturnalia, festa romana ao deus saturno donde deu origem ao natal


Natal é festa cristã?
Lc. 2.8-14
Introdução
Você já percebeu que quando se aproxima o Natal, as pessoas ficam mais sensíveis, mais emotivas, mais amáveis, isto já foi determinado no céu.
Lc.2.14. “...Paz na terra, boa vontade para com os homens”.
Ainda que o mundo não esteja em paz, há um desejo de paz da parte de Deus para com os homens.
As pessoas nesta época ao se lembrarem do nascimento de Cristo ficam mais receptivas; tanto para as mensagens que Deus quer mandar, como para com os seus semelhantes.
As pessoas começam a sentir aquele amor, aquele carinho, o desejo de rever os parentes; alguns vão fazer trabalhos sociais nas ruas, nos orfanatos, nos abrigos, visitar favelas, levar presentes.
Parece que o ser humano nesta época, ao pensar em Cristo, modifica alguma coisa dentro do seu ser. Ele se sente mais disposto a fazer o bem.
É impressionante como o espírito do natal contagia, não só no Brasil mas em todo o mundo.
Mas vamos meditar numa coisa e é o que as pessoas mais querem saber:
Porque ao chegar a época do natal, as pessoas que já conhecem o Senhor Jesus, muitas ficam na dúvida: “afinal o natal é uma festa cristã ou é uma festa pagã?
Devemos entrar realmente neste espírito de natal ou devemos repudiar tudo isso? Muitos cristão não sabem ao certo se devem celebrar o natal.
Vamos conhecer a verdadeira história do natal.
Quando Jesus Cristo nasceu e os anjos anunciaram o seu nascimento, não se registrou o dia que Ele nasceu. Os anjos simplesmente disseram:..
...continua em "mais informações"

Lc. 2.11“pois, na cidade Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”
Ele falou: Hoje! Mas não falou hoje, dia tal.
Então ninguém sabe qual foi o dia que Jesus Cristo nasceu; mas todos os historiadores, pesquisadores concordam que não foi em dezembro, muito menos no dia 25.
Por quê?
Porque nessa época do ano em Israel é inverno, e chove muito e faz muito frio; e jamais Roma decretaria um recenseamento para que as pessoas fossem às suas cidades natais numa época de difícil locomoção com enchentes, com frio e com neve.
E uma outra coisa que nos mostra que não foi no inverno, porque nessa época do ano os pastores não ficariam com seus rebanhos nos campos; porque nós acabamos de ler que
Lc.2.8Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.
Os rebanhos não estariam ao relento no inverno, no campo aberto chovendo, porque era época de muita chuva e de muito frio. No livro de Esdras 10.13, lemos que na época do inverno é impossível ficar fora de casa.
Ed. 10.13 – Porém o povo é muito, e também é tempo de grandes chuvas, em ao se pode estar aqui fora;
Então com certeza Jesus Cristo não nasceu no mês de dezembro porque é inverno em Israel.
Então como definiram esta data de 25 de dezembro?
A história é a seguinte:
Quando Constantino, o imperador romano se converteu ele permitiu que os cristãos começassem a pregar livremente.
Mas em Roma havia templos para vários deuses e, entre esses deuses havia um deus muito popular chamado Saturno, que era representado por um homem idoso, sentado num trono, segurando uma foice na mão, e era conhecido também como o deus da colheita.
E porque esse deus Saturno era muito adorado em Roma?
Porque a sua festa acontecia no período de 17 a 24 de dezembro, uma semana inteira de festa e as pessoas faziam muitas oferendas a esse deus e era principalmente oferendas em forma de pão.
Eles traziam pão para a adoração e ofereciam ao deus saturno, pedindo que o inverno passasse logo e que o “deus da colheita” preparasse uma boa safra para o ano seguinte, para que a população tivesse comida com fartura.
Então eles adoravam saturno numa festa que ia de 17 a 24 de dezembro com o propósito de abençoar Roma.
Quando os cristãos lá pelo ano 350 da era cristã, viram que Saturno rivalizava com Jesus Cristo, porque naqueles dias de festa a Saturno era difícil falar de Jesus aos romanos, eles, os cristãos, tiveram a seguinte idéia: Quando for a festa da saturnália – que assim era chamada a festa à saturno
– Vamos dizer que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e só ele deve ser adorado e que Ele vai nos preparar um ano seguinte abençoado e já que eles os romanos oferecem pão para o deus saturno, nós vamos mostrar para eles que Jesus Cristo disse:
Jo. 6.48 - “Eu sou o Pão da Vida”.
Então com essa brilhante idéia – foi brilhante porque naqueles dias ninguem queria saber de Jesus – só de Saturno – eles começaram a falar de Jesus, o Pão da Vida e foram trazendo os pagãos – que acreditavam no deus Saturno, para adorar a Jesus Cristo.
E na passagem dia 24 para o dia 25 de dezembro, os romanos realizavam uma festa chamada “a festa do sol invicto” – nascimento do sol invicto. Porque nessa época, como é frio lá, o Sol está distante sem calor, parece uma lua.
Então no dia 25 eles faziam essa festa do nascimento do sol invicto fazendo oferendas para o sol, fazendo preces ao deus sol pedindo que ele voltasse logo para aquecer a terra, derreter a neve, fazer o campo brotar.
Então existia esta festa chamada Natalis do invictus solis – nascimento do sol invicto.
Então os cristão tiveram também outra brilhante idéia. Eles falaram para os romanos: Na passagem do dia 24 para o dia 25 ao invés de vocês ficarem suplicando ao deus sol, vocês devem suplicar para o “Sol da Justiça” que é Jesus Cristo; baseados na profecia de Malaquias 4.2 (Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria)
Foi assim que essa passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro acabou se tornando a comemoração do nascimento de Cristo. Então ao invés de fazerem oferendas e suplicarem ao deus sol, os romanos começaram a adorar o verdadeiro Sol da Justiça que é Jesus Cristo.
E a coisa pegou, aquela maravilhosa idéia dos cristãos pegou e agora os romanos começaram a esquecer a saturnália e o Natalis do invictus solis, e comemorarem o nascimento do Sol da Justiça- Jesus Cristo.
E foi assim que o nascimento de Jesus Cristo ficou sendo comemorado nessa data. E continuou até que a festa da saturnália e o nascimento do deus sol foi esquecido completamente. E durante séculos ficou assim.
Mas...
Como estava o inferno, satisfeito com tudo isto? Como ficou Satanás que mantinha todos no paganismo e agora perdera para a adoração a Jesus Cristo?
Claro que ficou furioso.
Então falou: Isso não pode continuar assim! Eu tenho que bolar uma idéia para que o povo volte a adorar outra coisa que não Jesus Cristo.
Eu tenho que retirar da mente das pessoas, nesta época do ano que “Jesus Cristo é o Pão da Vida”, que “Jesus Cristo é o Sol da Justiça” – Eu tenho que acabar com essa idéia!
E qual foi a idéia – vamos dizer entre aspas “maravilhosa”- vamos dizer entre aspas “eficiente” que Ele teve? – todos já desconfiaram!
Claro, Papai Noel; o “bom velhinho”. De olhos azuis, barba branquinha, cabelos branquinhos, roupa vermelha pra chamar àtenção e um saco cheio de presentes!
Idéia maravilhosa! Em termos de marketing, sensacional! Foi um belo contra ataque. E chega a época de natal, você por acaso vê Jesus Cristo na propaganda das Casas Bahia? Da Coca Cola? Do Carrefour? do Pão de Açúcar?
É no mundo inteiro; ninguém fala de Jesus! Quem é que aparece? Que é que está em toda a parte? Quem é o personagem principal? – Papai Noel.
Quem será então esta figura, tão querida pelas crianças?, De onde surgiu?
A Verdadeira história do Papai Noel.
"Papai Noel", o velhinho tão querido é uma criação pagã, e o seu caráter verdadeiro não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam!
O nome "Papai Noel" é uma corruptela do nome "São Nicolau" um bispo romano que viveu no século V. A Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, diz o seguinte:
"São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro... A lenda de sua dádiva oferecida às escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido..." diz-se ter originado o costume de dar presentes as escondidas no dia de São Nicolau (6 de dezembro), o que mais tarde foi transferido para o dia de Natal.”
Daí a associação do Natal com São Nicolau (Papai Noel), que sorrateiramente a idéia é fazê-lo substituir Papai do Céu.
Vamos vê biblicamente que o papai Noel é uma invenção diabólica para que as pessoas não lembrem que “Nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!”
– Quando as crianças pedem presentes, na verdade estão pedindo a São Nicolau”
Vamos ver biblicamente como papai Noel é um falso Jesus Cristo.
1 – Ap. 1.14 – Diz que Jesus Cristo glorificado tem a barba o os cabelos brancos.( E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
– Alguém já viu um Papai Noel de barba e cabelos pretos?
2 – Mc. 15.17 – Vestiram Jesus de um manto de púrpura,(E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.)
E, em Ap. 19.13- João diz que viu Jesus vestido de um mando salpicado de sangue (vermelho) - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue.
– Qual é a cor da roupa de Papai Noel?
3 – Lc. 12.40 – diz que o Filho do Homem virá numa ora em que ninguém imagina. (Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais)
– Quem sabe a hora que o Papai Noel vem trazer os presentes?
4 – Is. 14.13 (14.31) – Diz que o Trono de Deus está do lado do Norte...(E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.)
– De onde vem mesmo o Papai Noel? Do Pólo Norte. É Muita coincidência! É ou não gente?
5 – Mc. 6.3 – Diz que Jesus Cristo era carpinteiro. (Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.)
– O que o Papai Noel faz o ano inteiro lá no Pólo Norte: brinquedos de madeira. Esta é a lenda (fábula).
6 – Is. 42.1 – Diz que O Senhor Jesus Cristo é bom e que o Espírito de Deus (Espírito de Paz), está sobre Ele.(Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.)
– O que dizem do Papai Noel? Que ele é bom e que traz o espírito do natal...de Paz.
7 - Mt. 24.42-43 – Diz que Jesus Cristo virá como o ladrão de noite (no sentido de que ninguém o espera). Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.   Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
– Mas Papai Noel aproveitou esta expressão “como ladrão” e não entra pela porta principal. Por onde entra mesmo?
8 – Ap. 19.11- Diz que Jesus Cristo vem montado num cavalo branco.(E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.)
– Em que o Papai Noel vem montado mesmo? Num Trenó puxado por renas brancas.
9 – Mt. 16.27 – Diz que Jesus Cristo quando vier, virá acompanhado de seus anjos. (Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras).
– Papai Noel vem acompanhado de quem? De Duendes...
10 – Ap. 19.6 – Diz que Jesus Cristo é o Todo Poderoso (E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina).
– Papai Noel também é todo poderoso. Porque se não fosse, como que ele se sentaria em seu trono e distribuiria brinquedo para todas as crianças em todas as cidades em todo o mundo no mesmo dia?
11 – Sl. 139. 1-4 – Diz que Jesus Cristo é Onisciente, conhece todas as coisas.(Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.  Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.)
– Papai Noel, também sabe tudo sobre as crianças, (esta é a idéia).
12 – Jo. 3.13 – Diz que Jesus Cristo é Onipresente (Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.)
e Sl. 139. 7-8 (Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também....
– O Papai Noel também é onipresente (a idéia), porque se não como ele estaria numa noite só em todo o mundo?
13 – Ap. 1.8 – Diz que Jesus Cristo é eterno...(Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
– O Papai Noel, também é eterno. Ele vai existir enquanto houver humanidade, enquanto houver gente que acredite nesta fábula diabólica.
14 – Jo. 14.23 – Jesus disse que mora dentro das pessoas (Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.)
–O Papai Noel também mora nos corações das crianças principalmente... Há eu amo o Papai Noel... (Ex. Fábia, todo dia tem que levar Rodrigo para abraçar P.N)
15 – Jo. 4.10 – Diz que Jesus Cristo dá presentes (Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Ef. 4.8, também... Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
– O que o Papai Noel dá mesmo?
Percebam como Satanás é astuto e como ele procurou esvaziar a adoração a Jesus Cristo, desvirtuando o verdadeiro significado do Natal!
16 – Ap. 3.21 – Diz que Jesus tem um trono (Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono)
– Papai Noel também... (Ex. da confraternização...) 
17 – Hb. 4.16 – Ensina que devemos nos aproximar do Trono de Jesus Cristo para receber presente. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
– Você já percebeu como o Papai Noel, fica sentado no trono e as crianças vão... (Ex. mais uma vez da confraternização)
18 – Jo. 13.34 – Jesus manda que sejamos bons uns para com os outros.. (Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)
– O que o Papai Noel “o bom velhinho” diz para as crianças?
“Olha você tem que ser bonzinho para seu amiguinho...não brigue na escola, não responda a mamãe, ao papai...
19 – Mc. 10.14 – Jesus faz questão de ficar perto das crianças. (Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.)
– Ah, o Papai Noel, fica todo alegre rodeado de crianças...
20 – Is. 9.6 – Fala sobre os títulos do Senhor Jesus. (Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.)
A palavra Pai é muito forte. – Os profissionais da publicidade, do marketing, exploram a figura do pai...
– Não é a toa que “são Nicolau dotou o nome de Papai Noel. Ele quer ser o “Papai do Céu!”
21 – Ap. 5.12 – Diz que toda honra e todo louvor e toda súplica deve ser dada a Jesus. (Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
– A quem é dirigida toda cartinha?  Todo pedido no natal? Ao Papai Noel.
Lendo o texto de I Tm. 4.6,7 – Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. 7. Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade
Rejeitar as fábulas profanas.
O que nos interessa é o que está escrito em Lc. 2. 6 – E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que Lea havia de dar à luz.
Chegou o tempo – O tempo do Salvador do mundo tão esperado, nascer!
Lc.2.10,11  - E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, 11. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
O anjo deixou bem claro quem era...
Novas de grande alegria! Satanás disse. Êpa...
Durante o ano os pais castigam suas crianças por falarem mentira. Então na época de Natal. Contam-lhes esta tamanha mentira do Papai Noel! Será demais pensar então que muitos deles ao crescerem e conhecerem a verdade, comecem a acreditar também que Deus é um mito?
Um rapazinho, sentindo-se triste e desiludido sobre a mentira de Papai Noel, comentou com o seu companheirinho: "Eles vão ver. Vou investigar também essa história de Jesus Cristo". É um ato cristão ensinar às crianças mitos e mentiras? Deus declara: "Não mintais uns aos outros." (Co. 3.9).
Pode ser que pareça certo, e que seja justificável pela razão humana, porém Deus acrescenta: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." (Provérbios 14:12).
O "velinho" de barba branca é sempre alguém que se disfarça para parecer bonzinho! Satanás também se mostra como "anjo de luz" para enganar!
veja II Co 11:14;(E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.)
Ap. 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Haverá uma conexão?!
E assim, quando examinamos os fatos, ficamos surpreendidos grandemente ao saber que a prática da observância do Natal não é, afinal, uma prática cristã verdadeira, porém um costume pagão - um dos caminhos de Babilônia que o mundo continua seguindo!
Quem que as nossas crianças ficam esperando no dia 25 de dezembro – Jesus Cristo? – e muitos ainda chegam para seus filhos e dizem vá dormir cedo senão Papai Noel não traz seu presente! – E o diabo está dando gargalhadas até hoje.
Os cristãos conseguiram no ano 350 da história cristã, derrubar o deus saturno e colocar Jesus Cristo no lugar; mas aí o diabo contra atacou e consegui paganizar o natal.
Então se você pergunta: O natal é uma festa cristã ou uma festa pagã? –a resposta é: acabou virando uma festa pagã. Voltou a ser uma festa pagã. Porque Jesus Cristo não é mais lembrado.
Vou lhes dizer uma coisa que começou a acontecer nos EUA no natal do ano passado.
Hoje, tudo tem que ser politicamente correto, certo? Por exemplo se você chegar para mim e disser, você é um Paraíba de cabeça chata – eu posso te processar!
Você tem que chegar para mim e dizer: “você é oriundo da região nordeste e aparenta ter o crânio avantajado” –isto é politicamente correto.
Você não pode chegar para uma pessoa e dizer: Você é gordo! Você tem que chegar e dizer: “você está um pouco acima do peso”
No natal do ano passado nos EUA, a propaganda do comércio foi proibida de falar o nome de Jesus Cristo, para não ofender o muçulmano, o budista, o ateu os sem religião. Não pode defender o nome de uma personagem de uma única religião. Tem que agradar a todos!
Temos que ser politicamente corretos. O natal não pode falar de Jesus porque senão vamos ofender as outras religiões. – Então está proibido falar o nome Jesus. Isto aconteceu no natal do ano passado e vai continuar assim e o que os EUA decretam, todo o mundo absolve.
Então você vê que Satanás não para com as idéias Ele é um grande estrategista, ele tem muitas idéias para neutralizar a mensagem do Evangelho. E você pode ter certeza que o Brasil está caminhando para a mesma situação.
Daqui a pouco vai ser proibido falar de Jesus em público para não ofender as outras religiões, para não criar bloqueios para outras religiões; porque não é politicamente correto defender uma única fé nesta época do ano. Então não se pode falar de Jesus. E assim caminha a humanidade.
Amados, porém a Escritura está aqui! Lucas fez um apanhado histórico nos trazendo o que aconteceu naquela noite em que Jesus Cristo nasceu.
Não sabemos que dia foi.
Mas a escritura que está valendo é esta aqui. Esta é a maravilha.
Lc.2.10,11  - E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, 11. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador., que é Cristo, o Senhor.
Essa é a maravilha. Graças a Deus. Nós não sabemos o dia que Jesus Cristo nasceu, sabe por quê? Porque é hoje que ele está nascendo para você, é hoje que ele está nascendo no seu coração, é hoje que ele está nascendo na terra.
No momento em que agente prega e no momento em que você o recebe, é nesse momento que ele nasce no seu coração, e isso o diabo não tem como mudar; a escritura está aqui.
Agora no anuncio do anjo, veja que o nascimento de Jesus não é uma notícia de alegria, mas de grande alegria que será para todo o povo, não é apenas para uns e outros não. É para todo o povo e o diabo trabalha para estragar com essa alegria.
Mas cada vez que a palavra é anunciada, e aliás esta é agora a única estratégia do Espírito Santo, acreditem.
O Espírito Santo não vai inspirar mais ninguém na terra, nenhum pastor, nenhum pregador, nenhum comunicador pra ter uma idéia pra acabar com o papai Noel, para que as pessoas esqueçam o papai Noel e comecem a substituí-lo por Jesus Cristo.
Não vai aparecer nenhuma grande idéia, o Espírito Santo não vai mais inspirar nenhuma grande idéia. O que o Espírito Santo vai fazer é o que ele já está fazendo e vai continuar fazendo até o dia glorioso da volta de Jesus Cristo.
É levantar pessoas como eu e você, pessoas que obedeçam a sua ordem e saia a pregar que o verdadeiro Cristo Jesus nasceu e continua nascendo através da sua palavra viva poderosa e eficaz na vida das pessoas.
Esta é palavra que nunca passará – Jesus Cristo nasceu para salvar a todo o que crer, em todo o lugar, enquanto a porta da graça estiver aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...