quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A base dos projetos de Deus para a nossa vida


A base dos projetos de Deus para a nossa vida
Jer. 29.11-14 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
Introdução
Situando-se na história
Este texto foi endereçado ao povo de Israel, mais ou menos 650 anos antes de Cristo, quando o povo estava cativo na Babilônia
Hoje ele serve para nós porque segundo o aposto Paulo aos Gálatas. 6.16, nós somos o Israel de Deus.
Planos, Projeto é algo que pensamos e depois colocamos em prática ou não. Quantos projetos não ficam engavetados, não são colocados em prática. Por pelo menos por 4 razões ...continua em "mais informações"

1ª razão – somos limitados: Tempo, espaço e circunstâncias
2ª razão – Variáveis incontroláveis – situações que não temos domínio sobre elas – dependemos dos outros.
3ª razão – Planos utópicos – projetos mirabolantes, muito acima da nossa capacidade; sonhos grandiosíssimos, inatingíveis. (Podemos até sonhar)
4ª razão – Planos relacionados com a educação, vontade de aprendizado, influência dos outros, senso moral latente (temos mais não manifestamos)
Isto é o que faz com que nossos pensamentos não cheguem a ser realidade.
Mas, e Deus? Será que seus pensamentos podem ser atingidos por alguma coisa assim?
Tem algum plano que Deus pense e que não possa transforma isso em realidade?
Jó 42.2Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.”
Os pensamentos de Deus são perfeitos e eternos, ninguém dá opinião, instrução.
I Co. 2.16 - Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?
Rm. 11.34- Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro?
Tudo, tudo que Ele pensa a nosso respeito Ele tem poder para fazer acontecer.
Vejamos os planos de Deus para nossas vidas.
1º - Planos de paz e não de mal (Jer.29.11) - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Deus só tem coisas boas pra você crentes. Tudo que Ele tem e quer para você e para mim é o melhor. Desde o início.
– O Édem...
Gn.2-8 - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
– Israel Terra que mana leite e mel...
Êx. 3.8 - Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel;
– Hoje. Você não vão morrer, vou mandar meu Filho...
Jo. 3.16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
(O homem troca os planos de Deus por bobagem. Esoterismo, cristais, pirâmides (lugar de morte). Eu não quero Jesus.
2º Planos para nos levar à vitória (Jer.29.11)- Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Deus diz: Eu tenho um objetivo definido para você – levá-lo à vitória
No contexto: O povo estava cativo na Babilônia (Hoje Iraque), e o futuro que ele queria era volta para a sua terra.
Os seus projetos eram os mesmos projetos de Deus
E os seus?
Moisés: preparado para ser um faraó
Reino do Egito. 100 mil homens, 20 anos – construindo as pirâmides. Como colocaram 2 milhões e 300 mil pedras naquelas construções? E a distância das pedreiras? Como carregaram aqueles blocos, que em média têm 200 toneladas cada?
E as múmias? Até hoje a ciência busca uma resposta!
Moisés estava na linha de sucessão – mas abandonou tudo porque não era o projeto de Deus.
Hb. 11.24-27 - Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, 26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.
Esse não é o projeto de Deus.
Abraão – Zé Mané, que trabalhava pra um coisa nenhuma, amigo de seu João ninguém – Abraão era rico.
Sai de sua terra – rompe com seu projeto, baseado na fé, Te farei pai de uma grande nação. – esse era o projeto de Deus para Abraão.
Davi – Seu projeto. 2 Sm cap. 7. - construir um templo para Deus.
Será que o meu projeto é o projeto de Deus?
Você já perguntou a Deus que está dentro da vontade dele aquilo que você está pensando fazer no próximo ano?
Você esquece que há um Deus que está no controle de tudo? Ele quer nos levar a um futuro vitorioso.
3º - Responder nossas orações quando formos sincerosJer.29 12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
Eu posso estar mascarando minha oração,
Maquiar o que estou sentido através da linguagem verbal e gesticular.
Ex. Apertar a mão do meu irmão com um sorriso e...
Jr. 17.9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Deus sabe quando falamos. “Eu vou te responder quando tu me buscar de todo teu coração”
Deus quer sinceridade, transparência.
Tem gente que é tão humilde que se encontrar outro mais humilde, quer matar.
Não existe Analista, psicólogo que penetre na mente humana quanto Deus.
Você está falando com Ele e Ele está vendo o que está por trás das tuas palavras, tuas verdadeiras intenções.
4º Promover uma mudança para melhor (Jer.29.14) E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
– Eu vou tirar vocês do cativeiro e vou trazer de volta à vossa terra
Deus faz isto ainda hoje. A questão é se você quer ser povo dele ou não, se você está disposto a pensar os pensamentos dele.
Deus dirigir nossa vida e não nós.
Deus não é algo dirigível – alguém que eu determine o que Ele tem que fazer por mim – ele é SOBERANO.
Pergunta: Mas se Deus só quer meu bem, porque está acontecendo isso comigo?
Resposta: A lógica de Deus não é alógica humana. A mente de Deus trafega numa esfera infinitamente mais alta que a nossa.
Is. 55.8,9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Eu vivo o aqui agora, Deus é eterno – infinito
Eu tenho a resposta de Deus pra você meu irmão
Rm. 8.28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Se algo desagradável está acontecendo hoje em tua vida, saiba de uma coisa, Deus está te levando a meditar o por quê?.
E o final é vitória.
Talvez Deus quer que você pense que com suas próprias forças, não consegue, seus planos, projetos podem falhar. Mas os de Deus...
Conclusão
Os planos de Deus são os melhores para nós.
1º - Planos de paz e não de mal;
2º Planos para nos levar à vitória
3º - planos de Responder nossas orações quando formos sinceros;
4º planos de Promover uma mudança para melhor.
Então? Vamos nos colocar em seus braços de descansar? Fazer a sua vontade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...