terça-feira, 1 de novembro de 2011

A prisão de Jesus



A prisão de Jesus
Jo.18.12-14
Introdução
Madrugada de 6ª feira, Jesus estava com seus discípulos em um lugar chamado horto das oliveiras, quando isto aconteceu.
Primeiramente foi levado para à casa de um homem chamado Anás.
Quem era Anás?
É impressionante o poder desse homem – mandava no sumo Sacerdote. Caifás.
Histórico
7 anos A.C. Anás havia sido nomeado Sumo Sacerdote por Quirino (Governador Romano) –e esteve no cargo por 23 anos.
No ano 16 D.C. – Valérios Graco – “que governou a Palestina antes de Pilatos, depôs Anás, e constituiu José Caifás – como sumo sacerdote.
Acontece que para os judeus, o cargo de sumo sacerdote era vitalício, isto é, só deixava de ser sumo sacerdote quando morresse. Então não adiantava Roma tirar um e colocar outro. Para os Judeus, o verdadeiro sumo sacerdote era Anás.
Por isso Lucas escreveu: Lc. 3.2 - sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
Pois bem, Apesar de haver sido deposto do cargo, por Roma, Anás, continuou mantendo sua forma de maior autoridade religiosa entre os judeus.
Anás era avarento – controlava o comércio no templo, explorava outros sacerdotes e todo o povo que viesse adorar.
Anás tinha 5 cinco filhos que se tornaram a cópia do pai. Gananciosos, criaram a rede de bazares que tinha dentro do templo para exploração de todos.
Flavo Josefo – historiador judeu – Fala desse homem, chamando-o de Ananas, diz que ele era muito avarento e ganancioso. Até chega a nomear as barracas do templo, de bazares dos filhos de Ananas.
E como ele conseguia mandar em Caifás? Quando ele perdeu o poder, casou uma filha com o sumo sacerdote Caifás.
Então, como sogro, mais velho, mais experiente, ele consegui fazer de seu gero, um deles.
Então, materialista como era. Anás conduz a negociação da morte de Jesus. O negócio mais vergonhoso que Anás fez em toda sua vida, foi ter comprado o direito de matar Jesus.
Esta é a razão porque Jesus foi levado primeiro para a casa de Anás. Ele havia conseguido corromper Caifás.
Quando Jesus ressuscitou Lázaro... o povo se reuniu no Sinédrio e decidiram matar Jesus. (Jo.cap.11)
Lc.18.14 -  Diz que foi “Ora, Caifás era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo”.
Então aqui, genro e sogro, mancomunados para matar Jesus, porque estavam ameaçados de perder o poder. Os 2 querem apenas uma razão.
Mt. 26.59 - Ora, os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte.
A mais alta corte reunida arranjando falso testemunho – cúpula espiritual – totalmente corrompida.
Jesus já havia dito que não os condenariam, mas a lei que eles tanto “zelavam” Era quem iria fazer isso.
Jo.5 45-47 - Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. 46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. 47 Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?
Agora prestem bem atenção que estes dois conheciam o significava alguém testemunhar falsamente.
Dt. 19.16-19 - Se uma testemunha iníqua se levantar contra alguém, para o acusar de transgressão, 17 então aqueles dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver nesses dias. 18 E os juízes inquirirão cuidadosamente; e eis que, sendo a testemunha falsa, e falso o testemunho que deu contra seu irmão, 19 far-lhe-ás como ele cuidava fazer a seu irmão; e assim exterminarás o mal do meio de ti.
O que eles estão fazendo? Pegando a lei e jogando no lixo.
Ex. 20.13- Não matarás!
Mas uma vez eles estão transgredindo a lei. E porque tudo isso? Para não perder suas posições, estavam apenas interessados em manter seus cargos de chefes religiosos do povo.
Então Anás e Caifás, trouxeram várias falsas testemunhas acusando Jesus de tudo que Ele nunca fez, e Jesus permanecia calado.
Mat. 26.62,63 - Levantou-se então o sumo sacerdote e perguntou-lhe: Nada respondes? Que é que estes depõem contra ti? 63 Jesus, porém, guardava silêncio.
Por quê?
Jesus está calado para cumprir uma profecia dita 700 A.C.
Is. 53.7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
Jesus sabe que vão arrancar-lhe a própria vida, sendo ele inocente, mas se abrisse a boca, anulava a Palavra de Seu Pai, proferida pelo seu servo, profeta Isaias.
Aquele silêncio perturbou o sumo sacerdote, então ele gritou:
Mt. 26.62b - E o sumo sacerdote disse- lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus.
Então debaixo de juramento, Jesus teve de responder: (Conjurar significa que se você não disser a verdade, você é cúmplice de alguma trama contra alguém)
Mc.14.62Respondeu Jesus: Eu o Sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu.
Jesus não apenas disse que era Filho de Deus, mas, o próprio Deus. Veja o que Ele respondeu. “Eu Sou” -  compare com Ex. 3. 13,14 - Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Jesus respondeu para arrasar com aqueles homens. Ele diz para os dois sumos sacerdotes e todo o sinédrio que estava ali reunido que Ele é o próprio Deus. E mais: O filho do Homem (esse título é o título messiânico) O povo de Israel espera o messias que viria como o “Filho do Homem”
Imaginem! Você conhecer uma pessoa, saber quem é sua família de repente aquela pessoa sair com uma dessa: “Eu sou Deus, eu sou o Filho do Homem” Aquilo era demais para aqueles incrédulos avarentos.
Diante disto o sumo sacerdote, rasgou suas vestes:
Mt. 26.65 - Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia.
Com este ato o sumo sacerdote, mais uma vez pegou a lei que ele tanto mandava que os judeus observasse e a jogou na lata de lixo.
Observe o que estava dito: Lv. 21.10 - Aquele que é sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não descobrirá a cabeça nem rasgará a sua vestidura;
Rasgou a palavra de Deus, não está nem aí para a nação, o que importa para ele é manter o cargo, a renda exorbitante que era usurpada de uma nação que se achegava ao templo para adorar a Deus observando seus mandamentos.
E o julgamento continua...
Mc. 14-65 - E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas.
O que significava aqueles gestos? Transferência de culpa. Anás era culpado, Caifás era culpado, o sinédrio era culpado, mas estavam transferindo a culpa para o cordeiro.
Veja isto em Lv. 1.4- E o sumo sacerdote porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, e este será aceito a favor dele, para a sua expiação.
Então aqueles homens, com aqueles gestos, cobrindo a cabeça de Jesus e esbofeteando-o estava pondo a mão sobre a cabeça do cordeiro e transferindo sua culpa, que estava sendo aceito por expiação dos pecados daqueles homens. Isto é maravilho!
Veja o que diz mais a Palavra sobre as condições do cordeiro.
Lv. 1.10 -... Se a sua oferta de gado “miúdo”, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá ele um macho sem defeito;
Pensemos nas qualidades do holocausto. “macho sem defeito”.
Para suportar tudo aquilo que Jesus suportou, era preciso ser Macho, com “M” maiúsculo. Suportar tudo aquilo e não revidar.
Jesus passou por quatro tribunais e não encontraram nele defeito algum.
Primeiro - O tribunal religioso2 falsas testemunhas
SegundoO tribunal romano – Pilatos exclamou várias vezes “Não vejo crime algum neste homem” Que mal fez Ele?
Terceiro O tribunal político – Herodes devolveu Jesus a Pilatos porque não encontrou nele crime algum contra César.
O Tribunal popularJudas, que conviveu com Ele, disse: pequei traindo o sangue inocente.(Comentários sobre a vida íntima de alguém). O ladrão da direita exclamou este é justo e nenhum mal ele fez”
Macho e Sem defeito! Assim tinha que ser o cordeiro que seria morto por expiação do pecado.
Jesus foi este cordeiro!
João 1.29Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Conclusão
Todo esse processo, estava dentro do projeto de Deus. (Como Deus é misericordioso, permitir que seu Filho, passasse por tudo isto para resgatar o homem do seu pecado).
Is. 53.10. Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Acima de tudo isto, estava a decisão de Deus, uma decisão irrevogável de aplicar a justiça sobre aqueles que desobedecem sua Lei.
Ez.18.4 - Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Jesus não tinha pecado, mas Ele se fez pecado por nós. E porque se fez pecado, morreu a nossa morte.
II Co. 5.21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Agora você pode dizer: Se era decisão de Deus, então aqueles homens não tiveram culpa nenhuma. Ledo engano. Todos eram culpados.
Primeiro veja: Porque Judas entregou Jesus?
Porque era ladrão, ambicioso, tentou lucrar algum dinheiro.
Segundo: Porque Anás comprou duas testemunhas falsas para testemunhar contra Jesus?
Porque era avarento, ambicioso, não queria perder sua posição de chefe da sinagoga.
Veja o que Jesus disse:
Mc. 14.21 - Pois o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
Um dia toda essa gangue da fé vai está diante de Jesus:
Ele disse:
Mc. 14.62e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu.
Se você está pensando que é pecador e a culpa é de Adão, ledo engano, também. Você peca porque quer mesmo, satisfaz seu próprio desejo pecaminoso. Não é porque meu pai era analfabeto que eu tenho que ser analfabeto também. É uma decisão minha.
Se você não quiser fazer parte da mesma condenação de Anás, Caifás, o sinédrio, Judas, e tantos outros que por inveja ou por escolha própria rejeitam a oferta de perdão, então só há um remédio.
O dia da vingança do nosso Deus será um terrível para Anás, Caifás, Herodes, Pilatos e todos aqueles que zombaram de Jesus Naquele dia da sua prisão e morte e também para todas que durante esses 2000 anos continuam fazendo pouco caso do aconteceu naquela sexta-feira.
Mas para aqueles que já o aceitam com Salvador e Senhor de suas vidas, será o Dia da vitória.
Vitória sobre os sofrimentos, vitória sobre as lutas, vitória sobre as doenças,, vitória sobre o pecado, vitória sobre a morte.
I Co.15.53-58porque convém que isto que é corrptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade.54. E quando isto que é corrptívelserevstir daincorruptibilidade,e isto que é mortal se revestirda imortalidade, então, cumpriri-se-á a palavra queestáescrita: Tragada foi a morte na vitória. 55. Onde está ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56. Ora, o aguilhão da morte é o pecado,e  a força dopecado é a lei. 57. Mas graças a Deus, que nosdá a vitória por nosso senhor Jesus Cristo
Ele Venceu tudo e todos e está assentado à direita do Pai, revestido de Glória e poder, de onde um dia virá ao encontro daqueles que o esperam par reinar com Ele.
Aceite todo esse sacrifício do filho de Deus como o seu sacrifico – vicário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...