terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jesus é Rico


Jesus é Rico
II Co. 8.9

Introdução
Riqueza é algo que todo mundo deseja possuir; nós comprovamos isto quando vamos a uma casa lotérica pagar nossas contas. Vemos longas filas de pessoas “fazendo uma fezinha”. E a conversa gira em torno de algum prêmio que está acumulado.
Neste mundo existem algumas fontes de riquezas das quais esta noite, eu destaco cinco.
1ª – Herança – Alguém nasceu em família rica, então tem direito aos bens dos seus antepassados sem muito esforço.
2ª – Proteção – Pessoas há que são protegidas por alguém muito rico e então, começa a acumular riquezas.
3ª – Sorteio – Falamos no início que muitos vivem “fazendo uma fezinha” e alguém é sorteado. Então recebe “aquela bolada” – fica rico.
4ª – Conquista – Usando os talentos naturais dados por Deus, trabalhando, aproveitando as oportunidades e poupando, alguns ficam ricos. Ex. Steves Jobs (Mackintosh), Bill Gates (Microsoft), Beto Rockfeller, (magnata do petróleo dos EUA, George Gerdal, Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) Silvio Santos, Eike Batista (investidor na área de minérios brasileiro. LLX,MPX, Carlos Slim dono das comunicações mexicana e controlador da Claro, Muhammad Yunus, indiano dono do “banco dos Pobres”) e por aí vai uma série de pessoas que conquistaram riquezas.
5ª – Roubo – Alguém dilapidou o patrimônio alheio, apoderou-se indevidamente, e torna-se rico.
Mas, e Jesus? Qual a fonte da sua riqueza? Qual o tamanho da sua riqueza?
A origem da riqueza do nosso Jesus, não está inclusa em nenhuma destas que mencionamos anteriormente.
A fonte da riqueza do nosso Mestre é a Criação- Ele mesmo criou toda sua riqueza.
Gn. 1.1No princípio, Deus criou os céus e a terra.
Sl. 24.1,2Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. 2. Porque Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios.
Jesus é o Unigênito de Deus e o Pai entregou todas as coisas.
Hb.1.1,2 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Mt. 11.27 - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai;
Obs. Se pudéssemos ver toda riqueza de Jesus? Qual o montante? –Incalculável.
Se pudéssemos ver a olhos nus as riquezas que estão debaixo dos nossos pés, nas florestas, no fundo do oceano, no espaço!
Os homens são ricos vendendo, trocando e emprestando. – Jesus é rico dando. Ele nunca vendeu nada a ninguém.
Sl. 145.15,16 - Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. 16 Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.
Mt. 5.45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. (tente calcular o valor da luz do sol. Não apenas ilumina, também aquece).
Mt.7.7ª,8ª  - Pedi, e dar-se-vos-á;8 Porque, aquele que pede, recebe.
Até sabedoria que é algo que indispensável para se viver bem, Ele dá.
Tg. 1.5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Mas... O que chamou atenção do apóstolo Paulo foi que Jesus é rico em:
1 – Bondade – Existem muitos ricos ruins- aliás a maioria deles.
Rm.2.4a - Ou desprezas tu as riquezas da sua bondade?
2 – Longanimidade – Os que têm riquezas, procuram atropelar os que nãos as têm - querem ser atendidos com prioridade. Aliás você já viu um rico pegar fila?
Rm.2.4 - Ou desprezas tu as riquezas da sua bondade? e paciência e longanimidade?
3 – Glória – Quando a rainha de Sabá viu a glória de Salomão (o homem considerado o mais rico do mundo), ficou encantada.
II Cr. 9.3,4 - Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara;4 E as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus servos, o estar dos seus criados, e as vestes deles; e os seus copeiros e as vestes deles; e a sua subida pela qual ele chegava à casa do SENHOR, ela ficou como fora de si.
Mas, quem é Salomão em comparação a Jesus?
Lc. 11.31 - A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.
Rm. 9.23a - Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória...
Ap.21. 10-21(BV), Numa visão ele (o anjo) me levou ao pico muito alto duma montanha e de lá eu contemplei aquela magnífica cidade, a santa Jerusalém, descendo dos ares, vindo de Deus. 11 - Estava cheia da glória de Deus, e cintilava e fulgurava como uma pedra preciosa, de cristal puro como o jaspe. 12 - Os muros dela eram largos e altos, com doze portões guardados por doze anjos. E nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13 - Havia três portões de cada lado - norte, sul, leste e oeste. 14 - Os muros tinham doze pedras nos alicerces, e nelas estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15 - O anjo segurava na mão uma vara de medir feita de ouro, para medir a cidade, os seus portões e os seus muros. 16 - Quando ele a mediu, descobriu que era quadrada, com a mesma largura que o comprimento; aliás, a sua forma era a dum cubo, porque a sua altura era exatamente a mesma das outras dimensões dela - 2.400 quilômetros de cada lado. 17 - Então ele mediu a grossura dos muros e descobriu que era de 71 metros de lado a lado (o anjo ditou-me estas medidas, usando unidades-padrão). 18 a 20 - A cidade era de ouro puro, transparente como vidro! O muro era feito de jaspe, e foi construído sobre 12 camadas de pedras de alicerce incrustadas de pedras preciosas: A primeira camada de jaspe; A segunda de safira; A terceira de calcedônia; A quarta de esmeralda; A quinta de sardônio; A sexta camada de sárdio; A sétima de crisólito; A oitava de berilo; A nona de topázio; A décima de crisópraso; A décima primeira de jacinto; A décima segunda de ametista. 21 - Os doze portões eram feitos de pérolas - cada portão de uma única pérola! E a rua principal era de ouro puro transparente, como vidro.
4 – Graça – Graça é um benefício que alguém dispensa a outro alguém que só merece o castigo.
Ef. 1.7 -  Paulo diz que Jesus é rico em graça - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.
5 – Misericórdia – É a capacidade de não impor a alguém o castigo que merece.
Ef. 2.4,5 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo.
6- Amor – Foi esta riqueza de Jesus que chamou atenção do apóstolo Paulo.
Ef. 2.4,5 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo.
Paulo ficou extasiado ao sondar o tamanho desse amor. Como que uma pessoa rica, despreza toda sua riqueza, toda sua glória nos céus, para vir ao mundo, nascer, viver e morrer entre os pobres e pelos pobres para torná-los ricos, herdeiros de tudo isso com Ele?
II Co. 8.9 - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
Quando conhecemos esse amor, passamos a amar essa pessoa que nos amou primeiro. E o resultado é viver uma vida que agrada a essa pessoa- Jesus.
Esse Jesus, tão rico, está disposto a dividir sua riqueza com comigo e com você.
Ap. 21,7 - Quem vencer, herdará todas as coisas; (que coisas?) Todas, no céu e na terra)
Ap. 3.11 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; (trono é lugar de poder. Do trono de governa.
Conclusão
Jesus veio a este mundo se esvaziou de toda sua riqueza para nos tornar rico. Que é necessário fazer para tomar posse desta riqueza?.
1º - Crêr na sua Palavra.
II Cr. 20.20 - ...Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.
Dt. 28. 1-11 - "Se obedecerem fielmente a todos estes mandamentos do Senhor nosso Deus - a todas estas leis que estou transmitindo - Deus fará de vocês a maior nação do mundo! 2 a 6 - E vejam as bênçãos que receberão, resultantes da obediência: bênçãos nas cidades, bênçãos nos campos, bênçãos de muitos filhos, de colheitas abundantes, de numeroso gado, de numerosas tropas, de numerosos rebanhos, bênçãos de pomares repletos de frutas, bênçãos de fartura de pão, bênçãos quando entrarem e bênçãos quando saírem. 7 - O Senhor derrotará os inimigos de Israel na presença de vocês. Eles marcharão juntos por um caminho para atacar o nosso povo, mas fugirão de vocês em sete direções! 8 - O Senhor abençoará toda a produção do trabalho que fizerem e dará sucesso a tudo que planejarem - quando estiverem vivendo na terra que o Senhor nosso Deus está para entregar a vocês. 9 a 10 - O Senhor fará de vocês um povo santo, dedicado a Ele. Prometeu fazer isto, desde que vocês obedeçam aos mandamentos dados por Ele e andem nos caminhos traçados por Ele. E todos os povos do mundo verão que Israel pertence ao Senhor, e terão medo de vocês! 11 - O Senhor dará a vocês grande abundância de boas coisas na terra prometida aos nossos avós - muitos filhos, muitos animais e ricas colheitas. 12 - Ele abrirá sobre vocês o maravilhoso tesouro das chuvas dos céus no tempo certo. Ele abençoará tudo que vocês fizerem.
Para tomar posse de toda essa riqueza colocada à nossa disposição, basta aceitar esse Jesus, como Salvador e Senhor de sua vida e a partir daí se preocupar em fazer conhecida sua maior riquezas ao mundo – A graça salvadora.
Mc.10.28-30 - E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. 29  E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, 30  Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos e no futuro a vida eterna.
Se você vive correndo atrás de riquezas nesta vida, ouça dois conselhos bíblicos. O primeiro é de Salomão.
Pv.10.22 - A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
O segundo é do próprio Jesus.
Mt.6.33 - "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
E Ele acrescenta:
Jo. 15.5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se você quiser ser rico e Próspero, só há uma receita. – Seja amigo de Jesus, obedeça os seus conselhos, faça alguma coisa para engrandecer o seu nome neste mundo. Aceite os seus ensinamentos eviva por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...